Jeddah – A Arábia Saudita lançou oficialmente nesta segunda-feira (24) o Jeddah Food Cluster, que tem meta de atrair US$ 5,3 bilhões em investimentos e é reconhecido pelo Guinness World Records como o maior parque de alimentos do mundo em área, com 11 milhões de metros quadrados. A cerimônia teve a presença do príncipe Saud bin Mishal, vice-governador de Meca, segundo o jornal saudita Arab News.
O projeto tem como meta transformar Jeddah em um centro global de negócios no setor de alimentos. O parque está localizado na segunda e terceira cidades industriais de Jeddah e a partir do seu desenvolvimento devem ser criados mais de 43 mil empregos. O Jeddah Food Cluster já abriga 124 fábricas. Ele faz parte de uma área industrial maior, que inclui as cidades industriais de Meca e Taif, com um total de dois mil empreendimentos voltados a alimentos, produtos farmacêuticos, químicos e metais.
Alimentos: centro regional
Segundo a notícia do Arab News, o impacto econômico do parque deve ser substancial para a economia saudita, gerando aumento de exportações e avanço do Produto Interno Bruto (PIB). A iniciativa também está alinhada com o plano estratégico do governo Visão 2030, que busca fortalecer a segurança alimentar, alcançar a autossuficiência, desenvolver cadeias de valor alimentar e estabelecer o país como um centro regional para atrair investimentos nacionais e internacionais no setor de alimentos.
Leia também:
G20: ministro saudita elogia presidência do Brasil