São Paulo – A Autoridade Portuária Saudita, conhecida como Mawani, anunciou uma nova linha de navegação. O serviço portuário deve conectar o Porto Comercial de Jubail com outros seis portos internacionais. A informação foi publicada pelo site do jornal Arab News nesta segunda-feira (23).
A nova linha de serviço de transporte marítimo, India Gulf Service 1, foi adicionada pela Hapag-Lloyd, empresa de transporte marítimo internacional alemã. Ela vai conectar o porto saudita a Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, Karachi, no Paquistão, Mundra, na Índia, Sohar, em Omã, Shuaiba, no Kuwait, e Um Qasr, no Iraque.
O novo serviço será lançado semanalmente a partir de 12 de fevereiro por meio de rotas que incluem o uso de três navios com capacidade total de 2.400 contêineres de 20 pés.
A medida está alinhada com o objetivo da autoridade Mawani, que visa aumentar a classificação do país no Índice de Conectividade da Rede de Navegação Marítima. A Arábia Saudita está atualmente na posição 71,33 no índice.
Com essa nova opção de rota, os sauditas esperam posicionar o Porto de Jubail como um centro competitivo. O objetivo é apresentá-lo como um porto com uma série de oportunidades de valor agregado para importadores e exportadores alinhados com os objetivos da Estratégia Nacional de Transporte e Logística saudita.
O Porto de Jubail opera como uma porta de entrada para as indústrias locais exportarem seus produtos para os mercados globais, reforçando o comércio exterior saudita e o crescimento econômico.