São Paulo – A Arábia Saudita pretende privatizar as operações de alguns de seus principais aeroportos. A informação foi dada ao jornal local Al-Eqtisadiah por Khaled Al-Khaibary, porta-voz da Autoridade Geral de Aviação Civil (Gaca, na sigla em inglês) do país do Golfo.
“O gerenciamento e a operação de alguns importantes aeroportos com intenso tráfego aéreo local e internacional devem ser oferecidos em breve ao setor privado”, disse Khaibary ao jornal. O jornal Al-Eqtisadiah é publicado somente em árabe, mas a notícias foi reproduzida por diversos veículos árabes que têm versões em inglês.
De acordo com o porta-voz da Gaca, o terminal Haj, do Aeroporto Internacional King Abdulaziz, em Jeddah, e o aeroporto Prince Muhammad Bin Abdulaziz, em Medina, já foram privatizados. Khaibary informou também que a operação do aeroporto de Taif será repassada a uma empresa privada até o final do ano.
De acordo com informações do site de notícias Albawaba, os planos de privatização dos aeroportos sauditas ocorrem em meio a uma onda de críticas recebidas pelo Aeroporto Internacional King Abdulaziz. No ano passado, o local foi classificado como um dos piores aeroportos do mundo, segundo avaliações de usuários feitas em levantamento do site A Guide to Sleeping In Airports.
O site avalia as opiniões dos viajantes sobre as instalações de aeroportos de todo o mundo. A classificação do aeroporto saudita foi feita com base nos critérios de conforto, praticidade, limpeza e atendimento ao cliente. “O terminal principal é muito básico. Não é muito limpo, multidões podem ser um problema e há poucos serviços para viajantes”, afirma o site, conforme avaliação dos passageiros.
Segundo o Albawaba, a Arábia Saudita tem feito grandes investimentos na melhoria da infraestrutura de seus aeroportos e no aumento de sua capacidade. A expansão no país visa, principalmente, atender ao grande fluxo de turistas religiosos e de negócios que visitam a nação.
O aumento da capacidade do aeroporto de Jeddah está entre os projetos do governo saudita, que pretende aumentar a capacidade de atendimento do local de 13 milhões para 80 milhões de passageiros por ano. Por lá desembarca boa parte dos peregrinos muçulmanos que visitam as cidades de Meca e Medina.
Segundo o site da Gaca, a Arábia Saudita conta com 27 aeroportos. Entre os que estão passando por trabalhos de expansão estão ainda o Aeroporto Internacional King Khaled, em Riad, o Aeroporto Internacional Prince Mohammad Bin Abdulaziz e outros nas cidades de Jazan, Bha, Qassim Arar, Al Jouf e Yanbu.
De acordo com o site da revista Arabian Business, o programa do governo de expansão e construção de aeroportos conta com um orçamento de US$ 10,65 bilhões.


