São Paulo – Os sauditas estão interessados em intercâmbio com os novos empreendedores do Brasil, em especial dos negócios inovadores, com formato de startup e voltados para setores de ponta como os games. Uma missão de jovens empresários sauditas, liderada pelo Banco de Desenvolvimento Social do país árabe, está no Brasil desde o final de semana e foi recebida na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira nesta segunda-feira (10), na capital paulista.
O interesse do grupo no Brasil é amplo, mas as parceiras em negócios mais disruptivos foram os mais mencionados na reunião na Câmara Árabe. Participaram do encontro profissionais do banco e empresários, que manifestaram interesse em cooperação em games, cinema, eventos, tecnologia, liderança, startups, além de setores tradicionais como café e tâmaras.
Para a reportagem da ANBA o supervisor geral de Capacitação e Desenvolvimento e assessor do CEO do Banco de Desenvolvimento Social, Saeed Alzahrani, disse que a missão da instituição é apoiar novos empresários de diversos campos, como artesanal, comercial, autônomos, industriais, agricultura e eletrônicos, por meio de capacitação e financiamento.
Na missão ao Brasil, o objetivo é dividir experiência com as empresas locais, fazer acordos de intercâmbio e comércio, atrair negócios brasileiros para a Arábia Saudita e inserir também as empresas sauditas no Brasil. Está no escopo da viagem ainda ajudar a fomentar maior corrente comercial Brasil-Arábia Saudita a partir de empresas de todos os portes, em setores que vão de café a carne de frango.
Alzahrani contou do intercâmbio já iniciado com empresas de games do Brasil e que empresários brasileiros desse ramo irão visitar a Arábia Saudita em julho para discutir colaboração e fazer acordos. O país árabe quer se tornar um hub na indústria de jogos eletrônicos até 2030 e tem estratégia na área como parte do plano saudita Visão 2030 de diversificar as atividades econômicas do país.
O grupo de jovens da Arábia Saudita cumpre agenda em São Paulo e depois segue para Goiás para participar do G20 YEA Summit, encontro do G20 para jovens empreendedores sobre inovação. Acontece juntamente, de 12 a 14 de junho, o Five, evento goiano de Finanças, Investimento, Valor e Empreendedorismo, que também foca em inovação. Depois de Goiás, a missão de empreendedores sauditas irá para Florianópolis, no estado de Santa Catarina, onde finaliza a programação.
Câmara Árabe
Na Câmara Árabe, os sauditas foram recebidos pelo CEO e secretário-geral, Tamer Mansour, e pela diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar, assim como por outros jovens profissionais da instituição de áreas como TI, Marketing, Projetos de Internacionalização e Certificação de Documentos. A possibilidade de trabalho conjunto do grupo com a Câmara Árabe, no área foco da missão, foi discutida na reunião.
Mansour apresentou aos sauditas o atual patamar do relacionamento comercial do Brasil e da Arábia Saudita, além das atividades da Câmara Árabe. Entre as áreas mencionadas estiveram o CCAB Lab, que é o laboratório de inovação da instituição, por meio do qual são promovidos intercâmbios e oportunidades de negócios para startups do Brasil e países árabes. Mansour também falou da Ellos, plataforma da Câmara Árabe que levou para o digital o despacho aduaneiro do comércio do Brasil com os países árabes.