São Paulo – Empresas sauditas tiveram nesta terça-feira (15), no Hotel Unique, na cidade de São Paulo, um dia de B2B com empresários brasileiros para explorar possibilidades de negócios. Companhias do país árabe apresentaram suas marcas em evento organizado pelo órgão de fomento às exportações sauditas Saudi Exports Development Authority, que contou com a presença do embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Faisal Ghulam, e com a participação da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Em entrevista à ANBA no local dos encontros de negócios, o embaixador Ghulam se disse muito feliz de participar do evento e de ver os produtos sauditas ali. “O Brasil é um grande mercado e pode ser muito frutífero para os produtos sauditas. Espero que nos próximos anos possamos ver alguns desses produtos sauditas no mercado brasileiro”, disse o diplomata, lembrando que a embaixada da Arábia Saudita no Brasil incentiva o relacionamento entre o Brasil e a Arábia Saudita em todos os aspectos.
Dados da Câmara Árabe mostram que os dois países têm um comércio que ultrapassa US$ 6 bilhões anualmente, mas é concentrado em poucos produtos. No ano passado, o Brasil exportou ao mercado saudita US$ 3,1 bilhões em produtos, especialmente em açúcar e carne de frango, e os sauditas venderam US$ 3 bilhões ao Brasil, a maior parte em petróleo e fertilizantes.
No B2B da capital paulista, no entanto, foram apresentados produtos sauditas como perfumes, tâmaras, máquinas, chocolates, finanças, infraestrutura, equipamentos de proteção e outros, o que pode fazer essa pauta de comércio ir além e se diversificar. Os empresários sauditas atenderam as empresas brasileiras interessadas em fazer negócios em mesas individuais.

Presente no encontro, o presidente da Câmara Árabe, William Abid Dib Junior, elogiou a organização do evento e o volume de presença empresarial. “Vejo de forma promissora esse empenho deles para fomentar as relações”, disse, sobre os sauditas. Dib acredita que ações como a realizada pela Saudi Exports aproximam os países, abrem novos mercados e trazem mais conhecimento de um país sobre o outro. Ele vê o B2B como oportunidade para a diversificação da pauta comercial Brasil-Arábia Saudita.
Além de Dib, estiveram presentes no evento pela Câmara Árabe o vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da instituição, Mohamad Mourad, a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar, o assessor de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Bassel Abou Latif, o consultor sênior de Negócios Internacionais, Gustavo Fasanaro, e o executivo sênior de Negócios, Renan Montefusco de Morais.


