São Paulo – O rei Abdullah, da Arábia Saudita, lançou na semana passada o utilitário esportivo (SUV, na sigla em inglês) Gazal 1, primeiro carro projetado e fabricado no país. A informação é do site do jornal saudita Arab News.
O Gazal 1 foi projetado por estudantes de engenharia da Universidade Rei Saud (KSU, na sigla em inglês), na capital Riad, ao longo de um período de dois anos. O veículo foi criado para se adaptar ao clima da Arábia Saudita e dos demais países do Golfo.
Durante o lançamento, o ministro da Educação Superior saudita, Khaled Al-Anqari, agradeceu o apoio do rei às universidades do país, que, segundo ele, resultou na fabricação do novo automóvel.
O rei Abdullah, por sua vez, elogiou todos os que trabalharam para realizar o projeto. “Essa realização é uma prova incontestável da capacidade de inovação e invenção da juventude saudita”, afirmou Abdullah. “Desde que tenham instalações adequadas e oportunidades”, acrescentou.
Para o reitor da KSU, Abdullah Al-Othman, a fabricação do Gazal 1 inaugurou uma nova era no país árabe. “Isso prova que temos pessoas capazes de transformar idéias em produtos de alto valor econômico”, disse. “[O Gazal 1] é um produto nacional estratégico, do qual a KSU detém a patente e direitos autorais”, afirmou.
O professor Said Darwish, do departamento de engenharia industrial da KSU, disse que o automóvel foi desenvolvido com a colaboração das empresas Motorola, Mercedes e Magna Canada.
O Gazal 1 tem 4,8 metros de comprimento e 1,9 de largura. "Este carro foi projetado para uso em todo tipo de estrada e terreno, inclusive em condições adversas, e o interior oferece conforto aos passageiros", disse Darwish. Segundo ele, 20 mil unidades deverão ser produzidas por ano.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

