São Paulo – A Direção Geral de Passaportes da Arábia Saudita, conhecida como Jawazat, já tirou as digitais de quase a totalidade de estrangeiros que vivem no país e está começando a utilizar o escaneamento ocular e implementando sistema de reconhecimento facial no controle de imigração.
A notícia foi publicada no site Arab News nesta terça-feira (8), com informações do diretor geral da Jawazat, Sulaiman bin Abdul Aziz Al-Yahya, que falou nos bastidores de um fórum econômico. O objetivo é facilitar o monitoramento dos processos de entrada e saída de estrangeiros, e tornar a chegada à Arábia Saudita uma experiência simples, rápida e agradável para os visitantes.
Atualmente, vivem na Arábia Saudita 12,2 milhões de estrangeiros de forma legal. Destes, apenas quatro mil ainda não tiveram as impressões digitais tiradas. A população do país árabe é de cerca de 30 milhões de pessoas, segundo organismos internacionais.
O visto de turista na Arábia Saudita é válido por três meses, mas pode ser prorrogado por mais três meses automaticamente, segundo informações do site Arab News. As novas tecnologias devem ajudar no controle de entradas e saídas do país durante o Hajj, peregrinação religiosa muçulmana que leva anualmente milhões de pessoas à cidade sagrada de Meca.