Riad – O presidente da Saudi Arabian General Investment Authority (Sagia), a agência de promoção de investimentos da Arábia Saudita, Amr Al Dabbagh, fará uma visita ao Brasil no final do mês. Ele vai falar aos empresários brasileiros sobre as oportunidades existentes em seu país e também conhecer possibilidades no Brasil para investimentos sauditas.
Neste domingo (17), Dabbagh recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um café da manhã com lideranças empresariais, na sede da entidade, em Riad. De acordo com o presidente de Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Taufic Schahin, que participou do encontro, o executivo apresentou a Lula os projetos das “cidades econômicas” em construção na Arábia Saudita.
Schahin acrescentou que Dabbagh convidou os empresários brasileiros a explorar as oportunidades de negócios existentes em seu país e declarou que o Brasil pode receber investimentos sauditas públicos e privados no ramo do agronegócio.
Segundo Schahin, o presidente brasileiro pediu aos seus ministros que atuem fortemente para viabilizar eventuais negócios o mais rápido possível. Lula viajou à Arábia Saudita acompanhado do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, do chanceler Celso Amorim e do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.
O presidente foi a Riad acompanhado de uma delegação com representantes de mais de 40 empresas de diferentes setores, como Sadia, Perdigão, Marcopolo, Randon, Odebrecht, Braskem, Andrade Gutierrez, Tangará, Itambé, entre outras. Eles participaram de encontros de negócios na Câmara de Comércio e Indústria de Riad.
Schahin fez uma avaliação positiva da missão. “Os empresários estão dispostos a conhecer melhor o mercado e a explorar as oportunidades”, disse. “Acredito que alguns negócios vão aparecer”, acrescentou.
Hora do Sul
Ainda neste domingo, Lula recebeu o príncipe Alwaleed Bin Talal na residência do embaixador brasileiro em Riad, Sérgio Canaes. Talal é dono da Kingdom Holding, empresa que mantém investimentos ao redor do mundo, além de ser um dos homens mais ricos do planeta.
“Eu mostrei a ele quais são os principais investimentos no Brasil, como ferrovias, trem bala, energia, habitação, ciência e tecnologia e educação”, disse Lula em entrevista coletiva realizada no final da tarde.
Segundo o ministro Miguel Jorge, que acompanhou a reunião, Talal afirmou que tradicionalmente sua companhia investia em negócios nos Estados Unidos e na Europa, mas ele ressaltou que “agora é a hora do Sul”.

