Da redação*
São Paulo – A Scania, fabricante de caminhões, ônibus e motores, vai construir uma fábrica em Dubai para adaptar e equipar veículos. A informação foi divulgada pelo site árabe de notícias Al Bawaba. "A nova fábrica vai entregar veículos adaptados às exigências e condições operacionais da região", disse Per Hallberg, diretor de Produção e Aquisições da companhia.
As instalações terão capacidade para adaptar cerca de 1,4 mil veículos por ano e ficarão situadas em uma área industrial de 20 mil metros quadrados na Zona Franca de Jebel Ali. As operações devem começar na segunda metade deste ano.
De início, a fábrica deve operar com veículos para transporte de material de construção, como caminhões para concreto. Futuramente, a planta será adaptada para trabalhar também com chassis de ônibus.
A construção da fábrica em Dubai faz parte de uma estratégia de crescimento da Scania. "A expansão na região será favorecida por nossa colaboração com fornecedores estabelecidos nos mercados árabes e pela maior agilidade na entrega, que será proporcionada pela nova fábrica em Dubai", afirma Hallberg.
Existe na região uma demanda muito forte por caminhões pesados e ônibus, gerada por investimentos pesados em infra-estrutura e construção. Isso acontece não só nos Emirados Árabes Unidos, mas também nos demais países do Golfo. O mercado de caminhões pesados está se aproximando da marca de 20 mil unidades ao ano. A demanda por ônibus para transporte público e de turistas também está crescendo.
"Os planos de crescimento da Scania para o GCC em 2009 também prevêem um aumento nas vendas em novos segmentos, bem como a expansão de nossa fatia de mercado" afirmou Klas Dahlberg, diretor de vendas regionais da Scania.
Repercussão
Farid Mohammed Ahmed, secretário geral da companhia Dubai World, do governo de Dubai, disse que a expansão veio na hora certa. "É um orgulho para a Dubai World assistir à chegada de mais uma operação à Jebel Ali. A zona franca é um catalisador para o desenvolvimento empresarial no GCC e no Oriente Médio. A parceria da Scania, uma das maiores fabricantes de caminhões e ônibus do mundo, certamente vai nos ajudar na missão de contribuir para o desenvolvimento e crescimento de Dubai", disse.
"A decisão da Scania de estabelecer sua base regional em Dubai, e em particular na Zona Franca de Jebel Ali, reflete o interesse crescente da companhia no mercado da região", afirmou o vice-presidente sênior de vendas da zona franca, Ibrahim al Janahi.
Ainda este ano, a Scania deverá inaugurar também um centro regional de vendas e treinamento para prestação de serviços em Dubai. "O treinamento e o recrutamento de funcionários é importante para que a Scania possa aumentar suas vendas e expandir sua prestação de serviços na região", disse Dahlberg.
A Scania foi fundada em 1900 na Suécia, segundo informações do site da empresa na internet. Inicialmente uma fabricante de vagões ferroviários, a empresa montou seus primeiros caminhões em 1902. Em 1911, a companhia se fundiu à também sueca Vabis. Entre 1940 e 1945, os caminhões passaram a ser o produto principal da Scania. O Brasil foi o primeiro país a ter uma subsidiária da companhia fora da Suécia, em 1957.
* Tradução de Gabriel Pomerancblum com informações da redação da ANBA

