Da redação
São Paulo – A Embraer anunciou nesta segunda-feira (10) o vôo inaugural da segunda unidade do Embraer 190 produzia pela empresa. Trata-se da maior aeronave já fabricada pela companhia e tem capacidade para carregar até 108 passageiros.
De acordo com informações da Embraer, o vôo ocorreu no domingo (09) e durou 2 horas e 10 minutos. Sempre segundo a empresa, foi realizada "com sucesso" uma série de testes para "validação de sistemas".
O primeiro vôo de uma aeronave deste modelo ocorreu no dia 12 de março e a primeira unidade a deixar os hangares da companhia continua em fase de testes. Ao todo quatro aviões vão participar da campanha de testes.
De acordo com a Embraer, a certificação do 190, que vai habilitá-lo para o uso comercial, deverá ser homologada no terceiro trimestre de 2005. Na mesma época deverão ser feitas as entregas das primeiras unidades para a americana Jet Blue, que encomendou 100 unidades.
O 190 foi lançado oficialmente em grande estilo, em fevereiro, em uma cerimônia realizada na sede da empresa em São José dos Campos, no interior de São Paulo, que contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador paulista Geraldo Alckmin.
Trata-se do terceiro modelo da nova família de jatos regionais da Embraer, que conta ainda com o 170, o 175 e com 195. Este último ainda será lançado. Por enquanto o único que está em operação comercial é o 170.

