São Paulo – A Arábia Saudita vai doar US$ 1 milhão para apoiar o programa “Nenhum país será deixado para trás”, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que a auxilia países em desenvolvimento a implementar padrões de segurança e proteção na aviação civil. A verba será para o período 2025- 2028.
De acordo com notícia publicada na Saudi Press Agency (SPA), agência oficial saudita, o ministro dos Transportes e Serviços Logísticos e presidente da Autoridade Geral de Aviação Civil (GACA) da Arábia Saudita, Saleh Al-Jasser, fez o anúncio da doação do rei Salman bin Abdulaziz Al Saud em seu discurso durante a abertura da 42ª Assembleia Geral da OACI, realizada em Montreal, no Canadá.
Al-Jasser disse que a Arábia Saudita é uma força influente na aviação regional e internacional e que está entre os principais países nos quesitos segurança e proteção da aviação. Ele também falou que o país coopera com a OACI e contribui para o desenvolvimento de políticas e práticas globais na área.
Programa de aviação da Arábia Saudita estipulou uma série de metas para o setor, como o transporte de mais de 330 milhões de passageiros ao ano até 2030, a conexão do país com 250 destinos internacionais, a atração de investimentos acima de US$ 100 bilhões, desenvolvimento de infraestrutura na área, como o Aeroporto Internacional Rei Salman, e o treinamento de mais de 50 mil profissionais da aviação até 2030.
O ministro mencionou outras ações de protagonismo do país na área, como o fato que preside o Conselho Executivo da Organização Árabe da Aviação Civil (ACAO, na sigla em inglês) e sedia o Programa Cooperativo de Segurança da Aviação – Oriente Médio. Ele convidou os estados-membros da OACI para a 4ª Conferência sobre o Futuro da Aviação, que será realizada em Riad entre 20 e 22 de abril de 2026.


