São Paulo – A seleção feminina de futebol da Palestina chega neste final de semana em São Paulo para uma temporada de 15 dias de treino com a seleção profissional feminina do Santos Futebol Clube. Essa será a primeira vez que o clube recebe uma delegação árabe em seu centro de treinamento.
De acordo com o embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Azeben, o pedido de vir jogar no Brasil foi feito por uma jogadora da seleção da Palestina que teve a oportunidade de falar com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em visita à igreja da Natividade, em Belém, em março deste ano. O ministro acompanhava uma viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Oriente Médio. "Foi um encontro abençoado", disse o embaixador.
O pedido da jogadora foi repassado pelo ministro para a coordenadora geral de intercâmbio e cooperação esportiva do Itamaraty, Vera Cintia Alvarez, que entrou em contato com o Santos Futebol Clube. Segundo Amauri do Nascimento, da administração do clube, os treinos serão realizados duas vezes por semana de segunda à sexta-feira. "Elas vão vivenciar a nossa prática", afirmou Nascimento.
Além dos treinos, que serão realizados no Centro de Treinamento Meninos da Vila, as seleções vão treinar também na praia de Santos. A programação ainda não está definida, mas o clube tem interesse de promover um amistoso na Vila Belmiro, estádio do clube.
De acordo com nota divulgada pela embaixada palestina, a seleção do país árabe está super entusiasmada com o treinamento. Para comemorar a ida das jogadoras, a representação brasileira no Estado Palestino promoveu uma festa de despedida para a seleção. Segundo o diretor-geral para Assuntos Exteriores do Ministério das Relações Exteriores da Palestina, Monjed Saleh, a realização desse treinamento é fruto dos tratados assinados entre os presidentes Mahmoud Abbas e Lula, em março, que inclui um acordo na área esportiva.
O diretor-geral afirmou ainda que ele espera que essa temporada no Brasil seja benéfica para aprimorar o nível técnico das jogadoras da Palestina. Na festa de despedida, a diretora da seleção feminina de futebol da Palestina, Aida Al Tarif, presenteou a embaixadora Ligia Maria Scherer, chefe do escritório de representação do Brasil na Palestina, e disse que as jogadoras estavam muito contentes em participar de um treinamento no Brasil, considerado o berço do futebol.
Santos Futebol Clube
O clube foi fundado em abril de 1912 e ficou muito conhecido com a chegada do jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que levou o Santos ao Bicampeonato Mundial Interclubes (1962/1963), e a Bicampeão da Taça Libertadores da América (1962/1963), entre outras. Este ano, o Santos foi pela 18ª vez Campeão Paulista.
Na seleção feminina de futebol, o Santos é mundialmente conhecido pela jogadora Marta Vieira da Silva, contratada pelo time no ano passado. A atacante conquistou medalha de ouro com a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos, em 2003, e medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas de 2004. Marta foi eleita pela FIFA a melhor jogadora do mundo de 2006, 2007, 2008 e 2009.