São Paulo – A seleção de futebol do Distrito Federal está no Sudão para três jogos amistosos com times locais. Esta é a segunda vez que a equipe visita a África para participar de disputas do gênero. Na primeira ocasião, venceu Botsuana por 1×0 e Moçambique por 3×1. A viagem atual é parte de um termo de cooperação entre os governos do DF e do Sudão, assinado em abril do ano passado, que prevê parcerias em áreas como saneamento, esporte, cultura e educação.
Em partida realizada na última quinta-feira (15), a seleção do DF empatou em 1×1 com a seleção de Cartum, capital da nação africana. Em jogo ocorrido no sábado, o resultado se repetiu, desta vez contra o Al-Hilal, o primeiro colocado no campeonato local. Nesta segunda-feira (19), o time brasiliense enfrenta o Al Merreikh, segundo colocado na liga sudanesa de futebol. Esta não é a primeira vez que um time brasileiro viaja ao Sudão. O Santos esteve no país em 1973, quando ganhou do Al-Hilal por 1×0 com gol de Pelé.
De acordo com o vice-presidente para a região Centro-Oeste da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Weber Magalhães, os três amistosos são bons para os sudaneses, que têm a oportunidade de enfrentar um time brasileiro, e para os jogadores brasilienses. “Eles (os jogadores) acharam que isso poderia acrescentar experiência à carreira deles, poderia render bons frutos. Estão jogando contra times que têm apresentado um bom futebol”, afirmou.
A oportunidade surgiu quando uma comissão do governo brasiliense se reuniu com autoridades sudanesas para discutir parcerias. “O [então] vice-governador (Paulo Octavio, que não está mais no cargo, hoje ocupado por Tadeu Fillippelli) se encontrou em uma ocasião com o embaixador sudanês em Brasília, Abd Elghani Elkarim. Eles trataram de outros assuntos e começaram a falar de futebol. Surgiu, então esta oportunidade” disse Magalhães.
As passagens aéreas e hospedagem da comissão técnica e da seleção brasiliense foram pagos pelo governo sudanês. O técnico da seleção brasiliense, Reinaldo Guedini, levou 30 jogadores para os amistosos. Esses atletas não estão disputando o campeonato brasiliense.