São Paulo – A seleção brasileira masculina de handebol juvenil vai jogar na Tunísia, país árabe do Norte da África, no final deste mês. A equipe, chefiada pelo técnico Javier Garcia Cuesta, disputará o Campeonato Mundial entre os dias 20 e 31 de julho. Além do Brasil, a Venezuela e a Argentina são os demais países sul-americanos que jogam. Entre os árabes disputam o campeonato Egito, Catar, Marrocos, Tunísia, Kuwait e Líbia.
O Brasil joga no grupo B juntamente com Suécia, Islândia, Porto Rico e França, de acordo com informações da Confederação Brasileira de Handebol. O grupo A é formado por Alemanha, Egito, Catar, Noruega e Marrocos, o grupo C por Dinamarca, Tunísia, Kuwait, Benin e Irã e o grupo D por Argentina, Croácia, Líbia, Espanha e Venezuela. A equipe brasileira estréia no dia 20, contra a França, e joga também nos dias 22, 23 e 25.
Na última sexta-feira (10), o grupo fez um amistoso contra a equipe da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que funcionou como um jogo treino e na qual o técnico fez uma avaliação do desempenho dos jogadores convocados. Cuesta é de origem espanhola e assumiu o comando das seleções brasileiras de handebol em março.
A viagem para o país árabe vai ocorrer no dia 17 de julho. A primeira vez que o Brasil participou de um campeonato mundial juvenil foi em 2007. Na época, a equipe ficou com a nona colocação. A intenção do técnico Javier é melhorar o desempenho. A equipe vai treinar para o Mundial até o dia 16 no ginásio Vitório Zanon, conhecido como Baetão, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Foram convocados os goleiros Alan Santos de Lima, Andrey Fagundes e Lucas José Pinto Santos, os armadores Erikson Andrew da Silva Cordeiro, Guilherme Valadão Gama, Jeison Felipe Correia da Silva, Murilo dos Santos Riccini, Raul Nantes Campos, Rodolfo Malandrin de Oliveira e Yuri Robson Ribeiro. Como pontas Acao Pessoa Constantino e Roger Kleber Oliveira Silva, como pivôs Alencar Cassiano Rossoni e Emerson Santos Silva e como centrais Matheus Perrella Filho e Victor Ferrari Alcântara.

