São Paulo – “O selo halal não é uma opção, é uma necessidade. O mundo precisa deste selo para garantir a confiança do consumidor.” Foi assim que Mohamad Orra Mourad, vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, começou o último painel do segundo dia do Global Halal Brazil Business Forum 2025.

Dando continuidade ao painel, o moderador Mourad conversou com Marcelo Siegmann, diretor de Exportação da Seara, sobre a importância do selo halal brasileiro. “Hoje no mundo, não existe um país que não seja muçulmano que tenha o reconhecimento no mercado internacional do halal como o Brasil tem. Na Europa, por exemplo, o selo brasileiro vale mais do que o próprio produto halal europeu”, completou o diretor de Exportação da Seara.
Ainda falando sobre a qualidade do selo halal brasileiro, Alisson Navarro, vice-presidente de Bovinos da Marfrig e BRF (MBRF), falou sobre o aumento da procura por produtos nacionais halal, mesmo em países que não são mulçumanos. “A demanda halal vem crescendo, até mesmo na China, mesmo não sendo um país mulçumano. A cada ano que passa, eles compram mais produtos halal por causa da qualidade.”
Validação do selo halal no mundo
Ainda durante o último painel, Nourhan Haffez, gerente de Comunicação e Marketing da Câmara Islâmica de Serviços Halal, trouxe dados para mostrar como o selo halal não é só importante no meio físico. “O selo halal acrescenta credibilidade, dá confiança para consumidores das redes sociais. Quando o produto tem o selo halal, eles sabem que tem qualidade de alta padrão”, disse Nourhan.

“Hoje a interação das marcas (nas redes sociais) que têm o selo halal não acontece só no setor de alimentos. O setor de turismo também tem sido importante para mostrar esses atributos do selo para usuários das redes sociais. O turismo halal nas redes é muito ativo, muitos consumidores estão compartilhando informações dos hotéis que têm esse selo, e isso acrescenta muito para essas pessoas.”
Na sequência do painel, Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), deu seu posicionamento sobre o comportamento dos consumidores jovens, presentes nas redes sociais, em relação ao selo halal. “O selo halal é muito importante para os jovens. Quando eles consomem produtos que têm este selo, eles se sentem à vontade porque sabem que o alimento é seguro. Esse selo garante que existem sanidade e biossegurança na proteína animal.”
Para finalizar a ação, Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente da Fambras Halal Certificadora, comentou sobre o esforço que o governo brasileiro tem feito para construir o país como um case de sucesso quando falamos de selo halal. “O Brasil é um país laico e respeitamos realmente as religiões, isso é um patrimônio. O governo brasileiro desde sempre esteve lado a lado com empresários, com as associações e a certificadora para poder construir essa trajetória, e esse grande case de sucesso que é o Brasil.”
O fórum foi promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal Certificadora. O GHB teve como patrocinadores MBRF (Marfrig – BRF), MODON (Saudi Authority for Industrial Cities and Technology Zones), Seara, CaraPreta Carnes Nobres, EcoHalal, Emirates, Grupo MHE9, Laila Travel e Prime Company, SGS, com catering da Água Mineral Frescca e Pão & Arte Frozen Bread.
Foram parceiros estratégicos Islamic Chamber of Commerce and Development (ICCD) e Islamic Chamber Halal Services (ICHS). Também houve apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Brazilian Beef, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Brazilian Chicken, International Halal Academy e União das Câmaras Árabes (UAC).
*Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA


