São Paulo – Os alunos das escolas municipais de Campinas, cidade do interior paulista, estão vivendo uma semana diferente. Trata-se da Semana Educação e Café, que está levando o café para dentro dos colégios, na merenda escolar e como tema de estudo, de trabalhos de arte, atividades musicais e de brincadeiras. A iniciativa também inclui referências à cultura árabe, como o estudo da origem árabe do café e a presença, no cardápio do lanche, da kafta, muito consumida em países árabes como o Líbano. Na foto acima, lançamento da semana.
O estudioso do café e idealizador do projeto, Ali El-Khatib, conta que a semana foi programada para acontecer neste momento para ser também uma homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, em 29 de novembro, e ao Dia da Independência do Líbano, em 22 de novembro. A programação da Semana da Educação e Café começou nesta segunda-feira (22) e vai até a sexta-feira (26) nas escolas (27). No sábado (27) haverá um encerramento para convidados, que celebrará ainda o Dia Nacional da Consciência Negra, que foi 20 de novembro.
A semana foi aberta nesta segunda-feira pelo secretário municipal de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, em evento na Escola Municipal de Ensino Fundamental e de Educação de Jovens e Adultos Professor Francisco Ponzio Sobrinho, na Vila Joaquim Inácio. El-Khatib conta que por meio do projeto, as crianças da rede municipal farão trabalhos com temas como a importância do café, a origem do cultivo do café pelos árabes, a história do café em Campinas, no estado de São Paulo e no Brasil, o café no esporte, entre outros.
Devem participar do projeto nove mil alunos. Além dos trabalhos escolares e explanações dos professores sobre o tema, os estudantes consumirão produtos feitos com café na merenda, como bolo de café, brigadeiro de café, kafta árabe com molho de café, arroz com café, carne com creme de café, vitamina de banana com café. Desenhos e brincadeiras também terão café na temática. Todos esses produtos à base de café foram analisados e testados na Cozinha de Alimentação Escolar da Ceasa-Campinas e apresentados às nutricionistas envolvidas no projeto. O presidente da Ceasa-Campinas, Valter Greve, participou do lançamento da iniciativa.
Promotor do café
El-Khatib é um promotor do café e da cultura árabe. Ele já organizou vários outros eventos com as duas temáticas, entre eles o evento Campinas Café Festival, Café Árabe no Trem Maria Fumaça, Corrida e Caminhada do Café, curso de baristas, sempre coordenado com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No lançamento da atual Semana de Educação e Café, El Khatib disse que os povos árabe e brasileiro têm na cultura do café um dos seus laços de união. Tadeu Jorge também falou da importância histórica do café nos países árabes e no Brasil.
O programa Educação e Café é coordenado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Campinas, em parceria com o Instituto Jerusalém do Brasil, liderado por Ali El-Khatib. O evento conta com as parcerias do Sesi, Senac e Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e apoios do Instituto Agronômico de Campinas, Ciesp-Campinas, Campinas Convention & Visitors Bureau, Ceasa-Campinas e Unicamp, através da Faculdade de Educação Física. O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, deve participar do encerramento da semana, ao lado de outras autoridades e convidados, como o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.