Alexandre Rocha
São Paulo – Será realizada entre os dias 11 e 16 de março do próximo ano a segunda edição da Semana do Brasil em Dubai (Brazilian Week & Trade Exhibition), nos Emirados Árabes Unidos, organizada pela Câmara de Comércio Árabe- Brasileira (CCAB) e pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (DCCI, da sigla em inglês).
A realização da mostra foi confirmada na sexta-feira (27) pelo presidente da CCAB, Paulo Sérgio Atallah. “Nossa expectativa é consolidar esta apresentação do Brasil nos Emirados de forma sistemática”, disse ele.
Na primeira edição, realizada em dezembro de 2003, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participaram 100 empresas brasileiras de 40 setores diferentes. Durante a feira, que foi o maior evento exclusivamente brasileiro já promovido no Oriente Médio, foram feitos 1.287 contatos comerciais que geraram negócios de US$ 30,7 milhões e uma expectativa de negócios futuros de US$ 115 milhões.
Para a próxima edição, a idéia é levar pelo menos 100 empresas, mas que vão contar com um espaço bem maior para expor seus produtos, de 4 mil metros quadrados, no pavilhão 3 do Dubai World Trade Center que, na avaliação do Atallah, é o melhor centro de eventos dos Emirados. A feira do ano passado foi realizada no Jumeirah Beach Hotel e ocupou cerca de 1,5 mil metros quadrados.
“Consideramos que é muito importante estar presente de forma mais intensa, até para transformar o Brasil numa referência”, disse Atallah. “A idéia é colocar o evento permanentemente no calendário de eventos de Dubai”, acrescentou. Na edição de 2005 ele espera, inclusive, uma maior participação do setor de turismo.
Antes do evento, será realizada uma missão precursora para firmar contatos com o empresariado local. As incrições para participar da Semana devem começar no final do ano.
Perfil
Os Emirados Árabes são uma federação de sete emirados localizados na entrada do Golfo Arábico, cuja economia é baseada na exploração de petróleo e gás natural. Dubai é a cidade mais populosa e também o maior centro comercial do país, um verdadeiro entreposto de negócios e que concentra um enorme trânsito de pessoas de várias partes do mundo.
Além de ter um grande mercado consumidor, os Emirados são bastante utilizados, por companhias internacionais, como plataforma de reexportação para outros países da região.
O país é o segundo maior parceiro comercial do Brasil entre as nações árabes, atrás apenas da Arábia Saudita. Entre janeiro e julho deste ano, as exportações brasileiras para os Emirados somaram US$ 386,9 milhões, contra US$ 281,7 milhões no mesmo período do ano passado, o que significa um aumento de 37,3%.
Os principais produtos embarcados, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram petróleo (isso mesmo), açúcar, frango, soja e tratores de lagarta.

