Alexandre Rocha
São Paulo – A Semana do Brasil em Dubai (Brazil Week & Trade Exhibition), realizada entre os dias 7 e 9 nos Emirados Árabes Unidos, teve um grande impacto na comunidade de homens de negócios do país do Golfo Arábico, segundo informou hoje (10) à ANBA o vice-diretor geral da Câmara do Comércio e Indústria de Dubai (DCCI, da sigla em inglês), Ahmed Al-Banna.
"Pela primeira vez o Brasil organizou um evento como esse em Dubai, e o impacto na comunidade de negócios foi grande. A experiência dos empresários interagirem diretamente criou uma integração maior, foi possível conhecer mais sobre o turismo e a economia brasileira", afirmou Al-Banna.
O evento, inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em parceria com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) e teve apoio da DCCI. Além da feira de produtos e serviços, a Semana teve ainda seminários, rodadas de negócios, apresentações de música e da culinária brasileira.
Al-Banna ressaltou que participaram não só empresários dos Emirados, mas dos países Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) – que engloba, além dos Emirados, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Kuwait e Omã – e de toda a região.
"A organização foi um sucesso, a Noite do Brasil também estava muito boa", afirmou Al-Banna. A Noite do Brasil foi a cerimônia de abertura do evento que teve a participação de Lula, um jantar para centenas de convidados e a apresentação da bateria da escola de samba Gaviões da Fiel.
Para o diretor da DCCI é difícil dizer qual setor da produção brasileira presente na feira chamou mais atenção dos empresários locais, pois cada empresários tinha um ramo de interesse. Ele defendeu, no entanto, que eventos semelhantes passem a ser realizados todos os anos. "Eu recomendo que feira continue a ser realizada nos próximos anos para que os empresários daqui possam conhecer ainda mais o Brasil", declarou.