Alexandre Rocha
São Paulo – O presidente da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), Juan Manuel Quirós, disse há pouco, em entrevista coletiva, que os contatos comerciais feitos entre empresários brasileiros e árabes durante a Semana do Brasil em Dubai (Brazilian Week & Trade Exhibiton) deverão gerar negócios no valor de US$ 115 milhões nos próximos 6 a 12 meses.
“Foi um encontro muito produtivo”, ressaltou Quirós, referindo-se ao evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, pela Apex e Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), que foi realizado entre os dias 7 e 9 nos Emirados Árabes Unidos e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quirós ressaltou também que, durante a própria feira, foram fechados contratos no valor de US$ 30,7 milhões, conforme já havia antecipado mais cedo à ANBA o presidente da CCAB, Paulo Sérgio Atallah.
O presidente da Apex acrescentou que, durante a Semana, que teve a participação de 100 empresas brasileiras de 40 setores da economia, foram realizados 1.287 contatos de negócios com empresários de 18 países árabes e também de fora da região, como a Índia.
Empregos
Quirós ressaltou ainda que representantes de 1,3 mil empresas desses países participaram do evento, que além da feira de produtos e serviços contou com rodadas de negócios, apresentações de música e demonstrações da culinária brasileira. De acordo com ele, os negócios já fechados e os que serão consolidados nos próximos meses devem gerar 18 mil empregos.
O presidente da Apex disse também que os setores que mais movimentaram negócios foram os de alimentos, calçados, jóias, máquinas e equipamentos, componentes para automóveis, indústria têxtil e de softwares. Ele destacou por fim que as empresas de cosméticos também chamaram muita atenção e que existem expectativas de negócios na área de equipamentos médicos e hospitalares, um segmento ainda não explorado pelo Brasil nos Emirados.