São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) promovem o seminário "Mercado Foco Oriente Médio", no dia 10 de novembro, das 8h30 às 17h, na sede da Câmara Árabe, em São Paulo.
"Vamos mostrar dados quantitativos e qualitativos. Será dado um panorama deste mercado e de como se negociar com os árabes", diz Michel Alaby, CEO da Câmara Árabe. Além de assistir a palestras, os participantes também terão um espaço para consultoria, com especialistas das duas entidades, no qual poderão tirar dúvidas específicas sobre suas necessidades para a realização de vendas para o Oriente Médio. O público alvo do evento são empresas exportadoras que tenham interesse em entrar no mercado do Oriente Médio ou expandir seus negócios na região, caso já exportem para lá.
É a primeira vez que a Apex e a Câmara Árabe promovem um seminário deste porte. De acordo com Alaby, o evento "é uma forma de aprendizado e de informar as empresas sobre o potencial de mercado existente". Em sua palestra, o executivo vai tratar das características das negociações com os árabes, aspectos culturais, diferenças entre negociar com árabes e não árabes, entre outros tópicos. Até setembro deste ano, as exportações do Brasil para os 22 países árabes foi de US$ 11 bilhões, 25% a mais que no mesmo período do ano passado.
"Nós vamos falar sobre as oportunidades de mercado para esta região e as soluções que a Apex oferece para tornar os negócios mais tangíveis. Também haverá empresários que atuam na região falando sobre sua experiência", relata Juarez Leal, coordenador da Apex. Entre os assuntos abordados nas palestras da Apex estão produtos e serviços relacionados à inteligência de mercado, participação em feiras, missões e o suporte dado às empresas pelo Centro de Negócios que a agência mantém em Dubai.
Segundo Leal, o Oriente Médio oferece boas oportunidades de negócios para empresas dos ramos de alimentos, casa e construção, moda e tecnologia da informação. Os gestores da Apex também falarão sobre as feiras que a agência apoia na região, como a Gulfood (alimentos), Big 5 (construção) e Index (mobiliário e decoração).
O evento oferece 70 vagas para participantes presenciais. Para aqueles que não puderem estar na capital paulista no dia do evento, há ainda a possibilidade de assisti-lo via webcast. Será enviado um e-mail marketing para um grupo de empresários que fazem parte do mailing da Apex e da Câmara Árabe, para que eles possam ter acesso à transmissão pela internet. Outros interessados podem requerer acesso à Apex, mediante avaliação de perfil, já que há um número limitado de acessos. Haverá ainda, ao final do evento, um espaço para dúvidas dos participantes. Quem estiver assistindo pela internet também poderá enviar perguntas. Às dúvidas que não forem respondidas no evento será dado retorno por e-mail.
Durante o seminário, também será possível fazer inscrições para a missão que está sendo organizada pela Apex à Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, em fevereiro de 2012. A missão conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os participantes também poderão se inscrever para a feira de construção Big 5, que acontece de 21 a 24 de novembro deste ano, em Dubai.
Serviço:
Seminário Mercado Foco Oriente Médio
Dia 10 de novembro, das 8h30 às 17 horas
Na Câmara Árabe, avenida Paulista, 326 – Bela Vista – SP
Informações: www.apexbrasil.com.br ou pelo telefone +55 (61) 3426 0202
Pré-inscrição: http://www.apexbrasil.com.br/portal/.

