São Paulo – O Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx) foi criado para estimular os produtores brasileiros a exportarem seus produtos. A 22ª edição do evento, que servirá para repassar informações estratégicas e promover debates sobre regras e práticas do mercado internacional, acontece nos dias 27 e 28 de abril na Universidade Federal de Viçosa, no estado de Minas Gerais.
As cadeias produtivas do leite e café serão abordadas com ênfase durante as palestras ministradas por técnicos e profissionais da área. Isso porque os produtos são considerados potenciais econômicos da região.
"Será a primeira vez que iremos levar o evento ao público acadêmico. Estaremos investindo na formação de futuros agentes que atuarão no comércio exterior", ressalta o diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eduardo Sampaio Marques, em nota publicada pela assessoria de imprensa do ministério.
De acordo com Sampaio, os estudantes terão contato com várias questões que permeiam a agenda internacional de produtos agrícolas e a política de apoio às exportações. "Nossa intenção é estabelecer parcerias com importantes universidades do país e realizar o seminário com os estudantes pelo menos uma vez por ano", informa.
Além do público acadêmico, o AgroEx será voltado também para produtores rurais, cooperativas, associações, sindicatos, agroindústrias, distribuidores, exportadores, instituições de apoio ao agronegócio e potenciais exportadores.
O evento é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Mapa. São parceiros desta edição a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg) e o Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes).

