São Paulo – O potencial de investimentos em infraestrutura e obras no Oriente Médio é o tema do Seminário de Oportunidades do Setor de Construção Civil no Golfo Arábico, que acontece na quinta-feira (10), na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. O evento gratuito precede a feira Big 5, a maior do setor na região, que acontece de 25 a 28 de novembro, em Dubai, e ainda tem vagas abertas para a participação de empresas brasileiras.
“Estes projetos somam cerca de US$ 1 trilhão”, destaca Michel Alaby, diretor-geral da Câmara Árabe, sobre as obras que se espalham em países como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Omã, Kuwait e Bahrein. “Vamos mostrar como as empresas podem se aproveitar da feira para buscar estas oportunidades no setor de material de construção e todos os produtos vinculados ao meio ambiente, construção civil, tratamento de água, decoração, refrigeração, revestimentos, madeira, alumínio e outros”, explica.
Alaby lembra que há empresas brasileiras que já se estabeleceram na região, tendo participado da construção de hotéis e até no fornecimento de granito para a mesquita de Abu Dhabi. “São projetos resultantes da presença de empresas brasileiras que participam da Big 5 desde 2008”, ressalta.
No dia 24, um dia antes do início da feira, a Câmara Árabe e a revista de comércio internacional Trade, de Dubai, promovem um evento em um hotel de Dubai sobre comércio e investimentos no Brasil. “Teremos empresas como Banco do Brasil e HSBC, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e da própria Câmara Árabe”, conta Alaby. O evento terá ainda a participação de um advogado brasileiro, que explicará às empresas estrangeiras como investir no Brasil e de uma construtora nacional que está atuando nas obras dos estádios da Copa do Mundo.
“É o segundo evento deste tipo que fazemos. No ano passado, tivemos 100 empresas locais dos setores de construção, investimentos, bancário e imobiliário. O evento é aberto à participação das empresas brasileiras expositoras da Big 5, que podem fazer networking”, ressalta o executivo. As empresas expositoras também terão contato com a Engeprot, construtora brasileira que atua em Dubai desde 2004.
Para as empresas interessadas em participar da feira, Alaby destaca ainda que, no ano passado, o evento recebeu cerca de 60 mil visitantes de toda a região do Oriente Médio. “Só profissionais, não é uma feira para o público geral”, completou.
Na feira deste ano já estão confirmadas as participações das empresas Itagres, (revestimentos cerâmicos), Tramontina (pias e cubas), Universo Tintas, PBA Stones e Pettrus (ambas de rochas ornamentais). O estande brasileiro ainda conta com cinco vagas disponíveis.
Serviço
Seminário de Oportunidades do Setor de Construção Civil no Golfo Arábico
Dia 10 de outubro, às 9h
Local: Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Avenida Paulista, 326, 11º andar, São Paulo
Inscrições e mais informações pelo telefone (11) 3147-4066 ou pelo e-mail members@ccab.org.br


