São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) realizam, nesta terça-feira (02), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), um seminário sobre as oportunidades do setor de construção nos Emirados Árabes Unidos e sobre o maior evento desta área no Oriente Médio, a feira Big 5, que acontece em Dubai, entre os dias 21 e 24 de novembro.
O seminário será transmitido, por teleconferência, para a Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (CIN) de todo o país. A Rede CIN é coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Apex, e trabalha pela internacionalização das empresas brasileiras. Conforme já noticiado pela ANBA, a Fiesc enviará uma missão a Dubai durante a feira, com cerca de 30 representantes, para participar do evento e também fazer visitas a importantes construções do emirado.
"Vamos falar sobre o crescimento do setor de construção dos Emirados, sobre a economia do país e sobre o programa da missão", conta Michel Alaby, CEO da Câmara Árabe. De acordo com dados da consultoria Ventures Middle East, somente entre dezembro de 2010 e janeiro deste ano, foram anunciados 27 grandes projetos de construção nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês, grupo que reúne Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar, Kuwait, Bahrein e Omã) que, juntos, somam US$ 2,078 bilhões.
Alaby conta ainda que o grupo da missão foi convidado para participar do Fórum dos Exportadores dos Emirados, evento que acontece em Dubai, no dia 23 de novembro. "Este fórum é a possibilidade de os empresários fazerem networking, porque quem exporta, importa também", destaca o CEO, referindo-se principalmente ao perfil dos empresários árabes. "Na abertura do evento, teremos a chance de falar sobre as oportunidades de comércio com o Brasil", completa. Sobre o mercado de construção dos Emirados, Alaby afirma: "Continua se expandindo. Algumas obras que pararam com a crise de 2008, 2009, foram retomadas. Ainda há uma demanda grande de materiais".
Sobre a transmissão do seminário para os demais estados brasileiros, Alaby afirma que há diversos itens de construção que as diferentes unidades da federação podem levar à Big 5. "Podem participar também empresas de engenharia, consultoria, arquitetura”, explica.
Na quinta-feira (04), é a vez das empresas paulistas saberem mais sobre a feira e o mercado de construção nos Emirados, já que um seminário sobre o evento acontece em São Paulo. As empresas interessadas em participar dos eventos, em Santa Catarina ou São Paulo, ainda podem se inscrever. Para isso, devem entrar em contato com a Câmara Árabe.
Mais informações
Câmara Árabe, com Simone Rojas
Tel.: (11) 3147-4095
E-mail: simone_rojas@ccab.org.br
Site da Câmara: www.ccab.org.br
Site da feira: www.thebig5.ae

