São Paulo – Empresas ligadas ao agronegócio brasileiro começaram neste sábado (12) uma missão nos Emirados Árabes Unidos. A comitiva é organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), através do projeto Agro.BR. A agenda dos empresários segue até o dia 18 de fevereiro e conta com apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, a Investe SP.
O seminário que abriu a agenda da delegação foi realizado no escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira em Dubai, que também apoia a iniciativa. O evento discutiu sobre exportação para o Oriente Médio e aspectos como negociação com compradores árabes, certificação halal, legislação e o mercado de alimentos e bebidas local.
Entre os palestrantes, estiveram Antonio Lopes, analista de negócios do escritório ApexBrasil no Oriente Médio e Norte da África, que fica em Dubai, João Paulo Paixão, chefe do escritório da Dubai Chamber em São Paulo, Anjali Ramchandani, da Emirates Logistics, Tomás Guerrero Blanco, da Halal Trade & Marketing Center (HTMC), e Ahmed Ragab Alkotby, da Al Dahbashi Group.
O chefe do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, lembrou a importância de a delegação estar no país neste mês, em que há diversos eventos voltados para a alimentação. “Vi nessa missão empresas de setores que já estão muito fortes, mas também vi empresas de setores inovadores, como o açaí. Estou muito feliz de ver que produtos como esse estão muito fortes aqui”, afirmou ele.
Para Gedeão Pereira, vice-presidente de Relações Internacionais da CNA (foto de abertura), a missão vem trazer uma dimensão das oportunidades locais. “É muito importante essa reunião aqui na Câmara Árabe para podermos entender, inclusive, o tamanho desse mercado. Temos as grandes empresas brasileiras muito adaptadas ao mercado árabe halal. Nosso intuito é trazer empreendedores de outros produtos para que prospectem oportunidades e para que possam colocar produtos não tradicionais na pauta de exportação”, concluiu ele.
Ainda neste sábado, o grupo fez visitas técnicas em empresas como Carrefour e Waterfront Market. “Tivemos esse seminário maravilhoso hoje na Câmara Árabe, que foi a primeira introdução das empresas ao mercado [local]. Agora, temos uma série de visitas a supermercados para ver como os produtos se adaptam, quem são os concorrentes, como são as embalagens, para que a missão entenda os hábitos de consumo local”, explicou Silvia Pierson, diretora do escritório da Investe SP em Dubai.
Nos próximos dias também estão na agenda visitas à Gulfood, maior feira focada em alimentação do Oriente Médio, e à Expo 2020 Dubai, exposição universal realizada pela primeira vez na região. “Esse mês de fevereiro é bastante importante para o complexo de alimentos e bebidas e setor do agronegócio. Nós trazemos empresas que vêm para vender produtos tradicionais na pauta aqui, mas é também um excelente momento para atrair produtos com maior valor agregado. Há um universo grande, desde empresas de sucos e cafés especiais, até massas, biscoitos, balas e doces. São todas linhas de produto que têm demanda, além dos já tradicionais, como grãos e proteína animal. Nesse ano, o grande destaque vai ser o açaí”, disse a chefe de operações do escritório da ApexBrasil em Dubai, Karen Jones.
Escritório CNA
Neste domingo (13), a CNA também fará inauguração de seu escritório de negócios em Dubai. A representação será feita em parceria com a Investe SP, que já tem um escritório comercial no emirado desde 2020. A ideia, agora, é dar suporte mais focado aos empresários que participam do projeto Agro.BR, com ações de promoção, inteligência comercial e aproximação com parceiros estratégicos da região. A cerimônia de inauguração será transmitida pelo canal CNA Brasil, no Youtube.