São Paulo – O Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein, criado no ano passado, teve sua instalação e primeira reunião nesta quarta-feira (10), no Senado Federal, em Brasília, com a presença do embaixador do Bahrein no Brasil, Bader Abbas Alhelaibi.
Na ocasião, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi eleito presidente do grupo. Trad contou aos senadores sobre sua visita ao Bahrein, em março deste ano, representando o Parlamento Amazônico em assembleia da União Interparlamentar, que ocorreu no país árabe. Na foto acima, Alhelaibi (esq.) e Trad (dir.).
O senador disse que desde que Bader se tornou embaixador do Bahrein no Brasil vêm se desenhando várias iniciativas para ampliar a relação bilateral entre os países, movimento que tem contado com a estreita colaboração da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Ele falou que a aproximação oferece potencial de crescimento e investimento ao Brasil. Trad deu um panorama sobre o Bahrein, contando da promoção de negócios em TI do país e do seu destaque no apoio a iniciativas pela paz e segurança no Oriente Médio.
Alhelaibi disse que as relações entre os dois países são marcadas pela diversidade em vários níveis e destacou a elevação da corrente comercial Brasil-Bahrein para mais de US$ 2 bilhões em 2022 e o aumento da cooperação e da coordenação a nível político. Participou da reunião o conselheiro da embaixada, Fahad Mohamed Alfaihani.