São Paulo – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) assinou, na última quarta-feira (16), um acordo para treinamento para treinar gestores e professores da Arábia Saudita em educação profissional. O acordo foi assinado em Brasília entre o instituto brasileiro e a Technical and Vocational Training Corporation (TVTC), organismo que trabalha com formação técnica e profissional no país do Oriente Médio.
Segundo a analista de Desenvolvimento Industrial do Senai, Raquel Ferreira Sena, o contrato prevê a capacitação de 10 a 15 gestores de escolas da TVTC, além de 40 professores, no segundo semestre deste ano. Os gestores terão duas semanas de imersão na filosofia de trabalho do Senai, planejamento estratégico e interação em unidades operacionais, em Santa Catarina. Os professores ficarão por três meses em São Paulo para treinamento em automobilística, mecânica de precisão, eletrônica e eletricidade.
A TVTC trabalha aos moldes do Senai, no seu país, mas também tem a missão de formular políticas públicas de educação profissional junto ao governo da Arábia Saudita. De acordo com Raquel, foi a instituição saudita que procurou o Senai interessada na capacitação. Primeiramente, em julho de 2010, um diretor da TVTC esteve no Brasil conhecendo a atuação do Senai em formação profissional e inovação tecnológica.Em outubro do ano passado uma delegação do Senai visitou a TCTV para avaliar o possível potencial de um projeto e foi definida, então, essa primeira ação, em treinamento.
De acordo com Raquel, TVTC se interessou pelo Senai em função dos programas de cooperação internacional. O Senai mantém centros de formação em outros países, como Timor Leste, Angola, Moçambique, Guiné Bissau e Cabo Verde, e também oferece mão de obra para empresas brasileiras que atuam no exterior, como a Vale em Moçambique. O instituto vem, inclusive, expandindo essa atuação, com previsão de novos centros em países como Haiti e El Salvador, e formação para Petrobras na Tanzânia e Queiroz Galvão na Nicarágua. Os centros são demandas do governo brasileiro, em cooperação com os governos de cada país. A formação para as multinacionais é iniciativa do Senai.
Quem esteve no Brasil para assinar o acordo e embarcou de volta à Arábia Saudita nesta quinta-feira (17) foi o diretor–geral da TVTC, Ali Bin Nasser Al-Ghafis, que também é ministro de estado. Ele cumpriu agenda acompanhado do embaixador saudita em Brasília, Mohamed Amin Ali Kurdi, e membros da embaixada. Pelo lado brasileiro, quem assinou o convênio foi o diretor–geral do Senai, Rafael Lucchesi, e o presidente do Conselho Nacional do Senai, Robson Braga de Andrade. A operacionalização do acordo foi feita pelo gerente executivo de Relações Internacionais do Senai, Frederico Lamego Teixeira Soares, com a ajuda de Raquel.
O acordo com a TVTC ocorre por meio de um contrato de prestação de serviços. Al-Ghafis cumpriu agenda no Brasil desde a segunda-feira, com visitas também ao Senai de São Paulo e à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

