São Paulo – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai oferecer ensino à distância para cursos de Engenharia Mecânica do Escritório de Formação Profissional e Promoção do Trabalho (OFPPT, na sigla em francês) do Marrocos. O projeto de cooperação com o Marrocos foi assinado no segundo semestre do ano passado e a primeira reunião do Comitê Gestor foi realizada em Casablanca entre 26 de janeiro e 02 de fevereiro. Pelo cronograma divulgado à ANBA pelo Senai, a entrega do primeiro “curso-piloto” será em maio deste ano. A iniciativa contempla também curso à distância em Docência Digital. Na imagem acima, profissional trabalha em fábrica de motores.
Embora agora o projeto seja executado pelo Senai, os primeiros contatos entre o Marrocos e o Brasil ocorreram ainda em 2021 e contaram com a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Embaixada do Marrocos em Brasília. Dos encontros realizados entre janeiro e fevereiro deste ano, participaram representantes da ABC, do Senai, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do OFPPT e do Ministério da Inclusão Econômica, Pequena Empresa, do Emprego e de Formação de Competências, ao qual o OFPPT é vinculado.
Leia mais em: Senai poderá repassar expertise em cursos online a Marrocos
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Frederico Lamego, o Senai é o responsável por elaborar 11 módulos ou disciplinas na área de Engenharia Mecânica, que serão disponibilizados aos estudantes da OFPPT na plataforma digital dela. As disciplinas serão oferecidas em francês, online e serão gratuitas. O Senai é vinculado à CNI.
“A expectativa é de fortalecer as capacidades do OFPPT em e-learning, começando pelo setor de Engenharia Mecânica – atendendo a uma solicitação do próprio OFPPT. Espera-se que, ao final do projeto, o OFPPT seja capaz de oferecer a seus estudantes as disciplinas desenvolvidas pelo SENAI, que também oferecerá treinamento em educação digital aos formadores/educadores do OFPPT, com o objetivo de garantir a sustentabilidade da iniciativa”, afirma Lamego.
Os próximos passos do acordo são, conforme o cronograma: em maio, realização de visita técnica de profissionais do OFPPT ao Senai na Bahia e ao Senai Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia) e entrega do primeiro curso-piloto – de Concepção de Gamas de Fabricação em Mecânica Geral – com carga horária de 30 horas. Em julho, os técnicos do Senai irão ao Marrocos, onde acompanharão a primeira turma-piloto do projeto. Lá, eles também oferecerão suporte para o ensino à distância aos professores do OFPPT.