Isaura Daniel
São Paulo – A Serasa, empresa brasileira que trabalha com fornecimento de dados para decisões de concessão de crédito e negócios, oferece informações financeiras sobre companhias árabes. Ela possui um convênio com a Mecos, empresa do Chipre que atua no mesmo ramo, pelo qual têm acesso a informações sobre 60 mil companhias do Oriente Médio e proximidades, entre elas dos países árabes Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Omã, Catar, Arábia Saudita, Iêmen, Síria, Jordânia, Líbano e Egito.
"As consultas de informações sobre empresas desta região têm crescido", afirma o diretor de Mercado e Relações Internacionais da Serasa, Juan Perez. De acordo com ele, esse é um reflexo do aumento do comércio entre os dois países, que alcançou US$ 10,5 bilhões no ano passado, com crescimento de 28,2% sobre o ano anterior. "Os empresários brasileiros querem conhecer quem são as empresas que estão comprando deles", afirma Perez.
A Serasa oferece um relatório sobre a empresa, cujos dados variam de país para país. Tanto brasileiros podem buscar informações sobre os árabes na Serasa quanto os árabes podem buscar informações sobre as empresas nacionais na Mecos. As informações prestadas pela Serasa normalmente incluem o balanço da empresa, as suas atividades econômicas, se ela tem problemas de crédito ou quem são seus sócios. Se além do relatório, o empresário quer mais algum tipo de dado, ele pode solicitá-lo.
A parceria com a Mecos começou há cerca de cinco anos, quando a Serasa começou a integrar a CreditAlliance, rede internacional de prestação de informações financeiras criada pela seguradora de crédito francesa Coface. Antes disso, porém, a Serasa já trabalhava com troca de informação internacional. O ingresso na CreditAlliance, no entanto, ampliou significativamente a atuação. "Hoje atendemos qualquer país com o qual o Brasil tem comércio internacional", diz Perez. De acordo com informações do site da Serasa, a empresa fornece dados sobre empresas de mais de 200 países.
Serasa
Para ter acesso às informações prestadas pela Serasa, a empresa brasileira precisa fazer um contrato com a instituição. Ela só pagará, porém, pelo serviço que utilizar. A Serasa atende diretamente 86 mil companhias brasileiras. Se forem levados em conta acordos com entidades, clubes e sindicatos, o número passa a 300 mil. São prestadas informações tanto sobre pessoas físicas quanto jurídicas. A Serasa presta 3,5 milhões de consultas por dia. Quem pode fazer as consultas são apenas empresas.
A Serasa é uma sociedade anônima de capital fechado pertencente a 60 instituições financeiras. A empresa também faz pesquisas que divulgadas ao mercado sobre temas financeiros como inadimplência, cheques sem fundo, falências e concordatas. As empresas brasileiras que desejam se cadastrar para acessar os serviços da Serasa podem fazê-lo por meio do telefone abaixo. A sede principal da empresa fica em São Paulo.
Contato
Serasa
Telefone: +55 (11) 3373 7272
Site: www.serasa.com.br

