São Paulo – O quarto volume do livro ‘O Árabe do Futuro 4: Uma juventude no Oriente Médio (1987-1992)’ será lançado no Brasil em julho. A obra é uma autobiografia de Riad Sattouf, que nasceu na França e mudou-se ainda na infância para a Líbia e depois para a Síria. O autor é filho de mãe francesa e pai sírio e narra em linguagem de história em quadrinhos sua infância em meio a esses países árabes.
Na imagem acima, um dos quadrinhos da série mostra a primeira mudança do autor, de Paris para Trípoli. A quarta obra da série da HQ segue contando, através de traços e recursos humorísticos, a vivência da criança que agora tem 10 anos. O olhar infantil do autor cresce a cada volume, conforme ele também vai crescendo, e aborda desde temas do Ocidente e mundo árabe, até a globalização.
Riad Sattouf mescla no enredo as descobertas culturais que teve nos novos países com a vida da própria família. Eles se mudam para acompanhar o pai, convidado a lecionar na Universidade da Líbia e, depois da Síria. No novo volume da série, a história chega aos anos 1990 e trata também da dinâmica familiar do pequeno Riad e de assuntos como as rivalidades no colégio e o amor.
‘O Árabe do Futuro’ é uma das graphic novels publicadas pela editora Intrínseca, que lançou em 2015 o primeiro volume da série no Brasil. Somados, os livros venderam mais de dois milhões de exemplares. O primeiro livro da série recebeu o Fauve d’Or, o prêmio principal do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême, da França.
Sattouf é autor de outros 16 livros e atua, ainda, como roteirista e diretor de cinema. Seu primeiro longa-metragem, Les beaux gosses (2009), ganhou o César de melhor filme e foi indicado à Câmera de Ouro (Caméra d’or) em Cannes.