São Paulo – A série de animação brasileira Peixonauta deverá ser vista por crianças árabes até o final deste ano. O estúdio TV PinGuim vendeu a série para o canal de televisão Al-Jazeera, do Catar, e para a e-vision, dos Emirados Árabes Unidos, no final do ano passado. De acordo com um dos sócios da TV PinGuim, Ricardo Rozzino, a Al-Jazeera vai transmitir Peixonauta – cujo principal personagem é um peixe agente secreto – em árabe e a e-vision em inglês. Rozzino acredita que os episódios começarão a ser exibidos ainda no segundo semestre deste ano.
Pela Al-Jazeera, a série chegará aos Emirados, Omã, Kuwait, Bahrein, Catar, Arábia Saudita, Iraque, Irã, Iêmen, Jordânia, Palestina, Líbano, Egito, Líbia, Argélia, Tunísia, Marrocos, Sudão, Chade, Djibuti, Mauritânia e Somália. A e-vision adquiriu a séria para veiculá-la nos Emirados, Omã, Kuwait, Bahrein, Catar, Arábia Saudita, Iraque e Irã. No caso da Al-Jazeera, que transmitirá a animação em árabe, a própria emissora fará a tradução para o idioma. Já o inglês, que vai usar a e-vision, é original da série, já que ela foi feita originalmente nesta língua.
A série Peixonauta, para crianças de quatro a sete anos, ocupa o primeiro lugar em audiência no Discovery Kids no Brasil e está entre os primeiros do ranking do canal em outros países da América Latina. Ela tem 52 episódios de 11 minutos cada e conta a história do Peixonauta e seus dois amigos, Marina, uma menina de oito anos, e Zico, um macaco. O Peixonauta trabalha como agente secreto para a Organização Secreta para Total Recuperação Ambiental (Ostra) e com seu grupo de amigos, resolve mistérios, a maioria ligada à sustentabilidade.
As questões abordadas são várias e incluem desde a preservação do meio ambiente até o trabalho em equipe e a aceitação das diferenças. Um dos episódios, por exemplo, conta a história de um novo animal encontrado no parque e que está causando desconforto entre a comunidade dali. Toda a história se desenvolve para que, por fim, os freqüentadores dali aceitem o animal. De acordo com Rozzino, a série é totalmente brasileira, mas ela foi pensada com aspectos internacionais, para que pudesse ser exibida em outros países.
Os idealizadores do projeto foram a arquiteta e graduada em Rádio e TV, Celia Catunda, e o arquiteto Kiko Mistrorigo, os dois com vasta experiência em animação e, junto com Rozzino, sócios da TV PinGuim. Peixonauta entrou em produção em março de 2007 e ficou pronta em março de 2009 para logo depois começar a ser veiculada no Discovery Kids América Latina. A produção foi feita, aliás, pela TV PinGuim em associação com o canal infantil. O contrato para veiculação é de cinco anos, segundo Rozzino.
A série foi feita em inglês e traduzida para português e espanhol. Atualmente o estúdio está preparando a versão em francês para ser veiculada por um canal do Quebec, no Canadá. Peixonauta já é transmitida, além de nos países latino-americanos, por uma televisão turca e a TV PinGuim está em negociação a venda para Portugal, França, Bélgica, Estados Unidos e Luxemburgo. A comercialização da série para os canais árabes foi feita por um agente da TV PinGuim, no Canadá. O próprio estúdio, no entanto, também atua nesta frente e participa anualmente em pelo menos quatro eventos internacionais do ramo.
Uma segunda temporada da série Peixonauta vai entrar em criação a partir de setembro, de acordo com Rozzino. O estúdio paulistano também está preparando um filme longa metragem que está em começo de produção e deverá ficar pronto no final de 2012.
Contato:
TV PinGuim
Site: www.tvpinguim.com.br
Telefone: +55 (11) 3884 1821

