São Paulo – Diretamente do sertão da Bahia para mesas da Áustria, França e Itália, doces, geléias e compotas de umbu. A fruta verdinha e saborosa, azeda na medida certa, é a principal matéria-prima da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc). Com 16 pequenas fábricas espalhadas em comunidades rurais dos três municípios, a cooperativa tem 141 cooperados e cerca de 300 famílias envolvidas na produção de doces à base de umbu.
Em 2011, a Coopercuc espera processar 160 toneladas de frutas, das quais 112 de seu carro-chefe e o restante de maracujá da caatinga (verde e com polpa roxa, diferente da versão tradicional), manga e goiaba. Isso além de ganhar mais mercados no Brasil e no exterior. Os países árabes estão na mira.
A Coopercuc produz doces, geléias, compotas, sucos, polpas, caldas e versões desidratadas de suas frutas. E, no Brasil, já vende para Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, além da Bahia. “Estamos negociando a comercialização dos nossos produtos para redes de varejo com atuação nacional”, explica o representante comercial da Coopercuc, Jucemar Cordeiro da Silva.
De acordo com Silva, as exportações da cooperativa começaram em 2005, pela França. Os primeiros contatos foram feitos a partir da participação em uma feira de alimentos, na Itália. Cerca de 25% dos doces produzidos no sertão da Bahia vão para o exterior. “Conquistamos o mercado europeu pelo sabor das frutas e pelo fato dos nossos produtos serem orgânicos”, explica. “A proposta de consumo consciente tem muito apelo fora do Brasil”, diz.
Crescer no exterior é uma das metas da Coopercuc para 2011. “Já estamos fazendo contatos. Os países árabes, por exemplo, interessam muito”, afirma Silva. “Sabemos que são bons compradores dos produtos brasileiros.”
Entre as novidades previstas para alavancar as vendas estão ações como o lançamento de uma linha sem açúcar. “Estamos em fase de testes e a expectativa é colocar esses itens no mercado em 2011 ainda”, explica Silva. Com maior ou menor grau de doçura, garante o representante da Coopercuc, o objetivo é levar os sabores do sertão da Bahia para o maior número possível de paladares.
Contato
Coopercuc
Tel.: +55 74 3673-1428
Site: www.coopercuc.com.br