Silwan Abbassi*
Brasília – O Ministério das Finanças do Líbano recebeu o Prêmio das Nações Unidas para os Serviços Públicos ao Contribuinte na categoria "Melhoria na Prestação de Serviços". O país modernizou o sistema de administração financeira e de impostos. As informações são do jornal árabe Al Hayat.
O primeiro ministro Fouad Saniora disse ao ministro das Finanças, Jihad Azour, que o ministério "conseguiu dar um grande salto ao modernizar a gestão do sistema de impostos sobre valor agregado, com o objetivo de melhorar a prestação de serviços ao contribuinte". Saniora disse também que essa realização "é um incentivo para que o governo libanês transfira essa experiência aos países vizinhos".
O Prêmio das Nações Unidas para os Serviços Públicos teve três categorias este ano. Na primeira categoria, "melhoria na transparência e responsabilidade dos serviços públicos", sete países foram premiados. Cinco países, incluindo Líbano, Emirados Árabes Unidos e Marrocos, receberam prêmios na segunda categoria: "melhoria na prestação de serviços". Outros dois países foram premiados na categoria "incentivo à participação nas decisões sobre formulação de políticas por meio de mecanismos inovadores".
A entrega do Prêmio das Nações Unidas para os Serviços Públicos 2007 vai acontecer no próximo dia 26 em Viena, durante o 7º Fórum Global sobre Reinvenção do Governo. O fórum será realizado de 26 a 29 de junho de 2007.
O Prêmio das Nações Unidas para os Serviços Públicos é o mais alto reconhecimento internacional à excelência em serviços públicos. O prêmio contempla as realizações criativas e contribuições das instituições de serviços públicos para uma administração pública mais eficaz e responsável, em países do mundo todo. A competição anual é organizada pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

