São Paulo – Para os interessados em saber mais sobre cultura e arte árabe, o Serviço Social do Comércio (Sesc) traz oportunidades até o dia 15 de março. Na unidade do Belenzinho, em São Paulo, ocorrem oficinas chamadas de Universos Árabes, nas quais os participantes têm aulas de estamparia, confecção de colares e tapetes, pintura e marchetaria.
Vanessa Souza, programadora cultural do Sesc, diz que o objetivo das oficinas é mostrar aspectos diferentes do mundo árabe em relação àqueles exibidos pela mídia. “Há uma grande influência da cultura árabe no Brasil, como na comida e decoração, e as oficinas são uma forma de aproximar a população dessa cultura a partir de outro ponto de vista”, explica.
As atividades tiveram início no dia 15 de janeiro, todas são gratuitas e cada oficina oferece de 10 a 20 vagas. É preciso se inscrever com antecedência e as turmas costumam ficar completas. “A maioria das oficinas esgota rapidamente. Tem bastante procura e as pessoas têm gostado muito. Não há muita oferta na cidade de atividades dessa natureza, misturando técnica e cultura”, afirma Souza.
O evento Universos Árabes traz também palestras sobre temas variados, que promovem interação com o público. “Além das oficinas práticas, temos as vivências. Convidamos a Isabela Raposeiras, que é uma grande barista e vai fazer atividades com café, a Lygia Rocco, que é especialista em história da arte e vai falar mais sobre a parte teórica da arte e arquitetura islâmica”, conta a programadora cultural.
A literatura faz parte destes encontros. Na agenda está uma palestra do professor de língua e literatura árabe da Universidade de São Paulo Mamed Jarouche, sobre o Livro das Mil e Uma Noites, traduzido por ele diretamente do árabe para o português, nesta quinta-feira (31), às 20 horas.
A programação completa do evento Universos Árabes está disponível no link http://migre.me/d2pSr.

