São Paulo – O movimento de passageiros nas empresas aéreas do Oriente Médio cresceu 25,9% em março deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2009, segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). O crescimento na região foi o maior do mundo e foi parcialmente motivado pela expansão econômica de 5% no período.
Outro fator que movimentou o setor aéreo da região foi maior operação de suas empresas aéreas em vôos de longa distância, com escalas em aeroportos do Oriente Médio. Entretanto, a taxa de ocupação nas aeronaves foi de 76,2%, pouco abaixo da média global de 78%.
No mundo, o crescimento no movimento de passageiros em março foi de 10,3%, enquanto a expansão do movimento de cargas foi de 28,1%. Ambos os dados apresentam uma melhora na comparação com o crescimento de 9% e 26,3%, respectivamente, identificado em fevereiro deste ano, na comparação com igual mês em 2009.
O setor apresenta bom crescimento, mas a comparação é com março de 2009, o pior mês para o setor aéreo durante a recessão global. "Os dados para março mostram que o crescimento está forte, mas o trauma da recessão ainda não passou", disse o diretor geral da IATA, Giovanni Bisignani. "Há dois anos que o setor não cresce. E o movimento de passageiros e de frete ainda está 1% abaixo do pico em 2008", terminou ele.
*Tradução de Mark Ament

