São Paulo – O setor brasileiro de franquias registrou faturamento de R$ 76,6 bilhões no terceiro trimestre deste ano, um aumento de 9,1% sobre o mesmo período do ano passado, de acordo com os resultados do período divulgados nesta terça-feira (16) pela Associação Brasileira de Franquias (ABF). No acumulado dos últimos 12 meses, a receita do setor acumula R$ 293,5 bilhões, em alta de 10,8% sobre o mesmo período de 2024.
O franchising brasileiro, informa a ABF, está presente em 126 países e, no Brasil, soma 200.152 operações. O presidente da instituição, Tom Moreira Leite, afirmou, no comunicado, que o segmento tem crescido acima da média do varejo. A expectativa da instituição é que o franchising encerre 2025 com crescimento entre 8% e 10% no faturamento sobre 2024.
“Apesar do enfraquecimento da atividade econômica brasileira e da manutenção de juros elevados, que dificultam investimentos e reduzem o apetite ao risco, o franchising mostrou vitalidade e capacidade de crescimento consistente. Permanecem no radar, no entanto, fatores internos, como o risco de aumento da inadimplência e a desaceleração do PIB [Produto Interno Bruto], e externos, como as incertezas no campo internacional”, afirmou o executivo.
Os segmentos que registraram maior expansão no terceiro trimestre foram limpeza e conservação, com expansão de 14,5% no terceiro trimestre do ano sobre o mesmo período de 2024, seguido por saúde, beleza e bem-estar, com alta de 13,1%, e alimentação – comércio e distribuição (+12,7).
Leia mais:
Abu Dhabi terá 2 lojas da Piccadilly neste ano


