Da redação
São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) estima que o faturamento do setor aumente 6% em 2004, depois de uma queda entre 7% a 8% que deve ser registrada neste ano, em relação a 2002.
Para o presidente da Abimaq, Luiz Carlos Delben Leite, o próximo ano será mais positivo em razão, principalmente, da trajetória de queda dos juros, que deve permitir o reaquecimento da economia.
"Contando com um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5% no ano que vem, o faturamento das empresas de bens de capital mecânico pode aumentar 6%. Além disso, estamos assistindo à queda das taxas de juros e à redução da inflação, o que permite supor que teremos um comportamento mais favorável da economia", afirmou Delben Leite, de acordo com a agência de notícias da CNI.
O presidente da Abimaq disse ainda que, apesar do resultado negativo de 2002, as exportações devem fechar o ano com crescimento de cerca de 30%. "Esse desempenho é resultado do esforço do setor que, após a desvalorização cambial de 1999, buscou o mercado externo e a competitividade necessária", destacou.