São Paulo – Para recuperar as exportações de calçados afetadas pela crise econômica deflagrada pelo coronavírus, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) anunciou diversas ações digitais voltadas ao mercado internacional em 2021. A entidade abriu, inclusive, um edital para que as marcas brasileiras proponham ações globais através de marketing digital junto a parceiros que trabalhem com e-commerce.
O edital é exclusivo para associadas ao Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações do setor levado adiante em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No ano passado, as ações de marketing digital geraram US$ 643 mil para as participantes.
O anúncio do edital e de outras ações foi feito em webinar promovido pela associação nesta terça-feira (08). A coordenadora e a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli e Paola Pontin (à esq. e à direita, respectivamente, na foto acima), anunciaram, ainda, plataformas online para o setor, feiras virtuais e rodadas de negócios. “São ações que buscam ir além da manutenção de mercado e que visam expandir a atuação do calçado brasileiro no âmbito internacional”, disse, em nota, Masselli.
- Saiba também que: Exportação de calçados aumenta 13,8% em novembro
A executiva lembrou que ações receberão subsídios de cerca de 50%. Uma das iniciativas indicadas foi a Brasil Fashion Now, que funcionará como um showroom digital dedicado à moda brasileira com duração de março a agosto de 2021. O objetivo será facilitar exportações para os mercados dos Estados Unidos e Europa.
Já a BrazilianFootwear.com é plataforma on-line exclusiva de calçados brasileiros para exportação, disponível durante todo o ano e que já tem cerca de 160 empresas. Focado no mercado das Américas do Norte e Central, a feira digital Sourcing at Magic Digital também foi apresentada, enquanto para mostrar os produtos à Europa, o caminho proposto é a Micam Milano Digital, maior feira calçadista do mundo agora no ambiente digital com mais de 500 mil compradores internacionais cadastrados.
A Abicalçados também destacou oportunidades em rodadas de negócios on-line na França, que ocorrerão no primeiro semestre de 2021, e na Rússia, em junho de 2021. Outras rodadas de negócios on-line terão como foco a América Latina e estão previstas para março e agosto de 2021.