São Paulo – A indústria brasileira de calçados terá participação na Expo 2020 Dubai, exposição universal que ocorre nos Emirados Árabes Unidos a partir desta sexta-feira (1º). No começo de novembro, o setor terá espaço de destaque no pavilhão do Brasil, com exposição sobre a sustentabilidade na produção nacional de calçados e uma recepção especial para compradores convidados pelo grupo de empresas participantes da ação.
Até o começo de setembro, as inscrições estavam abertas para empresas brasileiras interessadas em participar da iniciativa e foram selecionadas dez companhias, seguindo critérios relacionados à sustentabilidade. O grupo será composto por Beira Rio, Grendene, Usaflex, Bibi, Ramarim, Pegada, Klin, Piccadilly, Kidy e Urban Flowers.
O pavilhão do Brasil ficará no distrito da Sustentabilidade da mostra, que vai até 31 de março de 2022. A atividade dos calçadistas ocorrerá entre os dias 2 e 5 de novembro organizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações nacionais de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Ouça: #Podcast 43 – Expo 2020 Dubai: quais as oportunidades
Em material divulgado, a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, afirma que o Brazilian Footwear apresentará na Expo 2020 seu reposicionamento como importante player do setor calçadista mundial e o seu perfil de cadeia calçadista sustentável, com exemplos de empresas de sucesso que vêm incorporando a sustentabilidade como estratégia de negócios.
O setor vai mostrar na Expo 2020 ainda que conta com a certificação de sustentabilidade, a Origem Sustentável. Segundo a Abicalçados, é a única certificação de sustentabilidade no mundo voltada a empresas produtoras de calçados e insumos do setor calçadista. Ela segue indicadores nas áreas econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Já há várias empresas do Brasil com o certificado e outras em implementação.