São Paulo – O setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos exportou US$ 332,7 milhões em produtos no acumulado do ano até junho, uma alta de 16% sobre o mesmo período de 2020. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
A instituição apontou que o crescimento neste segundo ano de pandemia foi impulsionado principalmente por produtos para cabelos. Nesse nicho, o faturamento com as vendas internacionais foi de US$ 73,9 milhões. Os desodorantes acumularam US$ 37,7 milhões em exportações.
Segundo a Abihpec o cenário é influenciado pelos indicadores de junho, tendo em vista que o mês registrou, pela primeira vez em 2021, superávit de cerca de US$ 500 mil na balança comercial.
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Entre os produtos mais exportados em junho, aparecem os sabonetes, com US$ 13,5 milhões, produtos para cabelos, que movimentou US$ 12,9 milhões, e desodorantes, com US$ 7,2 milhões. As altas nesses mercados foram, respectivamente, de 3%, 43,8% e 34,8% frente ao mesmo período do ano anterior.
Houve, ainda, bom desempenho entre as empresas que participam do projeto de internacionalização da indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o Beautycare Brazil. O grupo registrou US$ 89,81 milhões em exportações no primeiro semestre de 2021. O valor corresponde a um crescimento de 32% em relação ao mesmo período em 2020. O programa foi criado pela Abihpec em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).