Da redação
São Paulo – Acordos internacionais assinados no final do ano passado em Marrakech, no Marrocos, devem impulsionar o setor de energia renovável do país árabe. De acordo com a agência árabe de notícias Maghreb Arabe Presse, os acordos foram assinados entre o Marrocos e a Itália, e entre o Marrocos, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O objetivo dos acordos é desenvolver o mercado marroquino dos aquecedores solares de água. O Ministério do Meio Ambiente da Itália está contribuindo com o Centro Marroquino para o Desenvolvimento de Energias Renováveis (CDER) com US$ 1 milhão. O outro acordo prevê cooperação entre o ministério italiano e as agências da ONU, o PNUMA e o PNUD, relacionado ao uso energias renováveis no setor hoteleiro.
O ministro marroquino de Energia e Mineração, Mohammed Boutaleb, enfatizou a importância desta tecnologia dentro dos objetivos do Programa de Energias Renováveis do Mediterrâneo. De acordo com o CDER, o desenvolvimento do setor terá impacto positivo na indústria, gerando mais de mil empregos e atraindo investimentos de cerca de US$ 130 milhões.

