Emirates News Agency*
Dubai – Os organizadores da feira de informática Gulf Information Technology Exhibition (GITEX), que será realizada de 25 a 29 de setembro deste ano no Dubai World Trade Centre (DWTC), nos Emirados Árabes Unidos, anunciaram o evento deste ano terá uma forte participação de representantes do Egito, devido ao crescimento consistente no faturamento do setor de tecnologias da informação no país nos últimos dois anos.
“O faturamento do setor no Egito deverá crescer 7,2% para quase US$ 610 milhões em 2005”, disse o diretor geral do DWTC, Helal Saeed Khalfan Al Marri. Segundo ele, no ano passado o setor movimentou US$ 569 milhões no país do Norte da África. “A demanda por tecnologias da informação no Egito é variada. Sistemas de hardware, pacotes de softwares, periféricos e serviços contribuíram com 87% do faturamento em 2004, enquanto que equipamentos de rede e armazenamento responderam pelo o resto”, acrescentou.
Em 2004, o Egito começou a implementar uma série de medidas para incentivar os investimentos estrangeiros diretos. A ações envolvem mudanças nas taxas aduaneiras, no sistema tributário, privatizações, entre outras.
O setor de informática cresce muito em todo o mundo e o Egito não é exceção. A indústria de softwares, por exemplo, está em franca expansão e vem atraindo investimentos consideráveis do setor privado, além de incentivos do governo. Conforme a ANBA noticiou em maio, o Egito responde por 70% dos serviços de “arabização” de softwares, ou seja, a conversão de programas de computador para o idioma árabe.
A feira GITEX
Expositores de todo o mundo usam a GITEX como plataforma para mostrar novas tecnologias, lançar soluções de informática no mercado regional e buscar novas oportunidades de negócios.
Na edição de 2004, a feira recebeu cerca de 940 expositores representando mais de 2,4 mil empresas de 41 países. O evento atraiu mais de 116,3 mil visitantes.
*Tradução de Silvia Lindsey com informações da redação da ANBA

