Da redação*
São Paulo – O Centro de Metais e Commodities de Dubai (DMCC, da sigla em inglês), local com infra-estrutura especializada para empresas dos setores de metais, pedras preciosas e commodities, fundado em 2002 pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, acaba de inaugurar mais um conjunto de instalações para atender a demanda dos produtores do segmento de jóias.
O Jewellery & Gemplex poderá ser utilizado pelos fabricantes regionais e internacionais. A indústria de jóias de Dubai é considerada de grande peso na região. Os responsáveis pelo empreendimento estimam que a capacidade de produção de jóias do emirado de Dubai deve aumentar em mais de 25% em três anos.
"Dubai é claramente o pólo geográfico e de infra-estrutura para a produção de jóias na região. A produção de alta qualidade e as iniciativas e parcerias do DMCC ajudaram a promover e desenvolver o emirado como um local onde produtores internacionais podem consolidar suas operações", disse Ahmed bin Sulayem, diretor geral de operações do DMCC.
As estatísticas mais atualizadas da indústria, segundo o site de notícias Menareport.com, mostram que aproximadamente 45 toneladas de jóias foram fabricadas em Dubai em 2003. Espera-se que a produção aumente em 25% até 2008.
O emirado tem também o maior índice de consumo de ouro per capita no mundo e é o segundo maior distribuidor do metal: em 2004 importou 503 toneladas e reexportou 260 toneladas.
O grupo Dubai Gold & Jewellery (DGJG) calcula que 95% dos turistas que passam por Dubai compram ouro e jóias, o que indica claramente a necessidade de um aumento na oferta, com o apoio de uma base de produção com infra-estrutura adequada no próprio emirado.
Segundo informações do DMCC, o complexo Jewellery & Gemplex consiste de três prédios, com 12 andares cada um, que vão abrigar ateliês e acomodações para os funcionários. O primeiro edifício foi entregue oficialmente aos membros do DMCC na segunda-feira (07) e cerca de 60 produtores já têm planos para começar as operações dentro de três meses.
Os participantes são produtores de jóias em ouro e diamantes, lapidadores de diamantes e pedras preciosas e fornecedores de serviços de apoio dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Turquia, Líbano, Itália e Índia. O DMCC comercializa também metais preciosos como platina, paládio e prata.
*Tradução de Silvia Lindsey