São Paulo – Empresários do setor de rochas ornamentais que participam da Vitória Stone Fair, importante feira do segmento que ocorre em Serra (ES) até esta sexta-feira (09), demonstraram interesse em ampliar as exportações para o mercado árabe, onde as pedras brasileiras ainda possuem pouca representatividade. Na tarde de quinta-feira (08), o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, fez uma palestra abordando as oportunidades que o setor oferece na região.
Em sua apresentação, Alaby mostrou que existem diversos projetos em desenvolvimento na região, especialmente no Golfo, e que o Brasil é apenas o 16º maior fornecedor de rochas ornamentais para os árabes. No ano passado, foram exportados apenas US$ 11,5 milhões para a região – de um total de US$ 2,1 bilhões em compras dos árabes.
“A participação dos empresários foi muito boa, mais de 50 pessoas assistiram a palestra. Após a apresentação, muitos vieram me procurar e fazer questionamentos”, disse o diretor-geral. Segundo ele, as perguntas mais recorrentes foram sobre as cores de rocha mais demandadas pelos árabes. “São a azul Bahia e preto Uberaba”, revelou.
Alaby aproveitou para divulgar a Middle East Stone Fair, feira anual que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e que conta com a participação da Câmara Árabe. A edição deste ano ocorreu em maio, e a de 2018 está marcada para 04 a 06 de setembro. “Empresas demonstraram interesse em participar também”, afirmou o diretor-geral.
O executivo relatou à reportagem da ANBA que a feira capixaba está com bom público e com muito conteúdo de qualidade. Segundo a organização, compradores de mais de 70 países visitam a feira, sendo alguns deles de origem árabe. Nos quatro dias de eventos são esperados mais de 25 mil visitantes.
De acordo com a organização da Vitória Stone Fair, o Espírito Santo é o estado com maior participação em exportação de rochas ornamentais do Brasil. De janeiro a abril deste ano, exportou US$ 277,4 milhões dos US$ 336,3 milhões do total nacional, ou 82% do comércio exterior do setor. As empresas ampliaram seus mercados e apontaram aumento dos negócios em diversos países, entre eles Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos – estes dois últimos apresentaram crescimento de 226% e 125%, respectivamente, em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado.