São Paulo – No ano passado, o setor de turismo do Brasil cresceu 7,8% e teve um faturamento em torno de R$ 189,4 bilhões, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O dado se refere à receita obtida por empreendimentos e serviços de turismo no País.
Segundo a FecomercioSP, o número de 2023 consolida a recuperação do segmento, que foi um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus. Só no mês de dezembro, o crescimento foi de 1,1% sobre o mesmo mês de 2022, com incremento de R$ 18,1 bilhões, o melhor resultado para um único mês desde o início da pandemia, em 2020.
No desempenho anual, o resultado positivo foi puxado principalmente por atividades como locação de meios de transporte, que apresentou alta de 18,3% no período. Somente o segmento de viagens rodoviárias não teve um bom desempenho em 2023, com queda de -4% sobre o ano de 2022.
Já o resultado do mês de dezembro foi puxado pelo segmento de alojamento, que cresceu 15,7%, e pelo faturamento do transporte aéreo (4,4%). As agências de veículos também melhoraram o desempenho (10,8%), consolidando o ano positivo, assim como o segmento de alimentação, com restaurantes e bares (8%). Por outro lado, houve queda no transporte rodoviário, com perda de 19,9% em relação a dezembro de 2022.