São Paulo – Dezoito empresas brasileiras do setor odontológico embarcarão nos próximos dias para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde irão expor seus produtos na UAE International Dental Conference & Arab Dental Exhibition (AEEDC), a maior feira odontológica do Oriente Médio e Norte da África. A expectativa é gerar R$ 3 milhões em negócios, durante o evento e nos doze meses seguintes, a partir de contatos iniciados na mostra.
É a 11ª vez que a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) leva seus associados à exposição, dessa vez em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do Projeto Brazilian Health Devices. Segundo Clara Porto, gerente de projetos de marketing internacional da Abimo, o Brasil é referência em saúde bucal e cuidados com odontologia, o que facilita o negócio.
“Os árabes gostam de negociar com brasileiros e buscam produtos de alta qualidade, mas a preços acessíveis. O Brasil ganha competitividade, considerando essas variáveis”, diz ela, em nota.
Segundo a Abimo, em 2015 os árabes compraram US$ 590 milhões em produtos e dispositivos odontológicos, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. A AEEDC é um dos principais eventos do calendário mundial, puxada pela alta demanda dos serviços na região, com as classes média e alta em crescimento e intensa preocupação com estética, informa a Abimo.
Há muito espaço para as empresas brasileiras no mercado árabe. Das importações dos países da região em 2015, apenas US$ 3,2 milhões foram gastos em produtos brasileiros. É de olho nesse potencial que Aditek, Angelus, Bio-Art, Bionnovation, Cristófoli, Dentscler, DFL, DFVasconcellos, DSP Biomedical, Indusbello, Maquira, Microdont, Olsen, ROIC, SIN Implantes, Systhex, Titanium FIx e XDent viajarão para a AEEDC neste ano.
“Estamos bastante otimistas com nossa participação na feira, principalmente pela boa reputação que os produtos de saúde brasileiros têm junto aos mercados árabes, notadamente na Arábia Saudita, o maior da região”, disse em material divulgado Luciano Rodrigues, gerente de exportação da Olsen, fabricante de cadeiras para exame clínico e consultório de odontologia.
Um dos diferenciais oferecidos pelas empresas brasileiras na feira é o espaço “Brazilian Hands On”. Trata-se de uma área onde elas poderão mostrar a aplicação de seus produtos aos visitantes: “O espaço possibilitará às empresas fazer uma promoção comercial mais técnica, com demonstrações práticas de seus produtos aos seus distribuidores, potenciais clientes e dentistas”, explica Porto.
No ano passado a AEEDC rendeu às empresas brasileiras R$ 4 milhões, durante a mostra e nos doze meses seguintes, de acordo com a Abimo. A expectativa menor para 2017 tem uma justificativa: neste ano ocorre a IDS (International Dental Show), uma feira bianual na Alemanha, que acaba dividindo alguns negócios com a feira de Dubai.
Serviço:
AEEDC (UAE International Dental Conference & Arab Dental Exhibition)
De 7 a 9 de fevereiro de 2017
Local: Dubai International Convention & Exhibition Centre
Site: http://www.aeedc.com/