São Paulo – Dez empresas do setor editorial participaram entre 3 e 5 de novembro da 14ª Conferência de Editores de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. O encontro reúne todos os anos profissionais que atuam no setor no mundo todo para debates sobre as tendências na publicação de livros e para rodadas de negócios.
As empresas brasileiras participaram do encontro por meio do projeto Brazilian Publishers, uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para promover os autores e a literatura brasileira no exterior. É por meio deste projeto, por exemplo, que se negociam direitos autorais como casas editoriais de outros países.
Participaram da conferência, as editoras Ruth Rocha, Rua do Sabão, Pergunta Fixar, Telos, Tabla, Solisluna, Boitempo, Aleph e Boitempo, além da plataforma de leitura Árvore. De acordo com informações do projeto Brazilian Publishers, a presença em Sharjah deverá gerar US$ 80 mil em negócios em até 12 meses.
Sharjah abriga feira do livro
A Conferência de editores antecedeu a 43ª Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF, na sigla em inglês), um dos maiores eventos mundiais do setor. A feira começou na última quarta-feira (6) se encerra em 17 de novembro.
Leia também:
Plataforma de leitura busca parceria em Sharjah