Dubai – A já tradicional degustação de shawarma com carne de frango do Brasil durante a Gulfood, maior feira de alimentação do Oriente Médio, ganhou um novo sabor neste ano. O prato, típico dos países árabes, agora também está sendo oferecido com carne de pato. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) promove a ação em seu estande no evento, no pavilhão de Carne e Frango.
A degustação é endossada pelo projeto setorial voltado para a carne de pato, o Brazilian Duck, lançado há menos de um ano. “Fazemos há vários anos a degustação do shawarma com carne de frango e a empresa que está conosco, a Villa Germania, teve a ideia de participar também com o pato. Está um sucesso, todo mundo está querendo provar”, contou a gerente de Marketing e Promoção Comercial da ABPA, Isis Sardella.
Segundo a gerente, a média é de 1.500 lanches servidos por dia até agora. Do total, cerca de 400 deles são feitos à base da carne de pato enviada pela Villa Germania, a primeira empresa a participar do Brazilian Duck.
Líder no mercado do Golfo
Já líder de vendas de carne de pato para a região do Golfo, a companhia foi fundada em 1996. De Indaial, Santa Catarina, a Villa Germania é a maior unidade de produção e exportação de carne de pato da América Latina. Mas os executivos da companhia buscam mais. “Queremos expandir. Hoje, exportamos o pato inteiro e ainda é muito elementar isso, muito básico. Queremos entrar com shawarma e com os cortes”, explicou Marcondes Moser, vice-presidente de Operações da marca.
A ideia de inovar na ação durante a Gulfood é também aproveitar a visita de compradores tradicionais de frango para apresentar a carne de pato aos que ainda não conhecem e, assim, expandir o mercado. “Queremos aumentar o faturamento na região do Oriente Médio, em 40%”, destacou Moser.
A empresa detém praticamente 100% do mercado de carne de pato na Arábia Saudita, com cerca de 1.300 toneladas exportadas por ano, e entre 80% e 90% do consumo nos Emirados, segundo Moser. “Foi no mercado halal que encontramos uma alternativa bem interessante porque não se vendia quase nada de pato aqui. Fomos pioneiros aqui”, lembra o executivo sobre o início na região. A companhia hoje também trabalha suas marcas em países como Catar, Omã e outros.
Para Luis Rua, diretor de Mercados da ABPA, a Gulfood é uma oportunidade para que as marcas brasileiras, agora somando-se o setor de carne de pato, busque por valor agregado e entrada de marcas próprias no Oriente Médio. “Do ponto de vista de mercado, [nessa edição da feira] se vê a retomada acontecendo. Uma situação boa da necessidade de compras dos clientes”, disse Rua.
Serviço
Gulfood 2022
De 13 a 17 de fevereiro de 2022
Dubai, Emirados Árabes Unidos, WTC
Mais informações: https://www.gulfood.com/