São Paulo – Pouco consumida dentro do Brasil, a shawarma (frango desossado) é muito popular nos países árabes. Aproveitando este nicho de mercado é que a Frango Bello, frigorífico com sede em Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul, começou a exportar o produto para o Oriente Médio no final de 2010. Hoje, a região já responde por 40% de suas vendas externas.
"O Oriente Médio é um mercado interessante pois vendemos um produto de maior valor agregado que no mercado interno", destaca Edson Rheinheimer, gerente de exportação da empresa. A Frango Bello existe desde 2006 e também é dona da marca Mais Frango, com planta em Miraguai, no Rio Grande do Sul, de onde saem parte das embarcações para os países árabes.
A empresa começou suas exportações à região pelo Kuwait e hoje já tem clientes na Jordânia, Catar e Emirados Árabes Unidos. Para este último, a Frango Bello vem mantendo uma média de embarques de oito contêineres de 27 toneladas de shawarma por mês desde abril. A coxa também é outro produto exportado pelo frigorífico aos países árabes.
Das cinco mil toneladas mensais de frango produzidas pela empresa, 20% vão para a exportação, gerando um faturamento em torno de US$ 3,5 milhões a US$ 4 milhões. Segundo Rheinheimer, a empresa também busca novos clientes no Oriente Médio. "Estamos buscando a habilitação para exportar para a Arábia Saudita", revela.
Atualmente, o maior mercado externo da companhia é o Japão, responsável por 55% dos embarques da Frango Bello. O frigorífico também exporta para Hong Kong, Cuba, Gabão, Gana e Guiné Equatorial.
Contato
Frango Bello
Tel.: +55 67 3476-3400
E-mail: edson@frangobello.com.br
Site: www.frangobello.com.br

