São Paulo – A TV Cultura exibiu neste domingo (20) o programa “Um abraço em Beirute”, um show de artistas brasileiros e libaneses com campanha de arrecadação de doações financeiras para ajudar o Líbano, cuja capital foi atingida por grande explosão no dia 4 de agosto. A tragédia deixou cerca de 200 mortos, 6.500 feridos, e danificou 400 mil casas e 40 mil edifícios. A TV libanesa LBCI também transmitiu a programação no mesmo horário, às 20 horas de Beirute.
O programa foi uma iniciativa do Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, em parceria com a TV Cultura, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que é a responsável pelas arrecadações. Os recursos serão destinados à Cruz Vermelha do Líbano. Durante o programa na TV, a conta de doações pôde ser acessada por QR Code. É possível, porém, seguir contribuindo nos próximos dias (conta abaixo).
Os cantos, versos e falas exibidos durante o programa foram uma grande mensagem de solidariedade e ânimo para o Líbano. A TV Cultura mostrou imagens da destruição em Beirute e deu os números do desastre, mas focou principalmente no recado de esperança. Uma moradora de Beirute relatou o dia da tragédia e disse que é desolador andar nas ruas de Beirute. “A gente quer paz”, falou. Entre os cantos e as músicas, os apresentadores Marcelo Tas, Adriana Couto e Chris Maksoud pediram as contribuições, o que foi reforçado pelos artistas.
Grandes nomes da música brasileira deixaram alento por meio das letras das suas canções. “Eu sofro igual todo mundo, eu apenas não em afundo, em sofrimento infindo. Eu posso até ir ao fundo, de um poço de dor profundo, mas volto depois sorrindo”, disse Lenine com a música “Envergo, mas não quebro”. Gabriel Sater, filho de Almir Sater, cantou “a cada passo se constrói e se recria uma vida cheia de alegrias” por meio da canção “Um novo amanhã agora”.
“Dentro da banda aprendi que de mãos dadas, um ajudando o outro, a gente pode ir muito mais longe”, falou Nando, do Roupa Nova, cujo grupo se apresentou com a música Sapato Velho. A direção artística do show foi do músico Ricardo Feghali, do Roupa Nova, juntamente com Tim Rescala. Flávio Venturini disse aos libaneses que o sol vai voltar amanhã, com a música “Mais uma vez”, composição dele e de Renato Russo, e Zeca Baleiro se apresentou com “Por minha rua” no show pró-Beirute.
Teve ainda uma série de outros músicos participando, descendentes de árabes ou não, como Jorge Vercillo, Frejat, Fagner, Daniel, Sorriso Maroto, Badi Assad, Sami Bordokan, Pretinho da Serrinha e muitos outros. Gilberto Gil cantou e tocou no seu violão “Andar com fé”. Marina Elali, descendente de árabes, cantou e contou que seu canto era sobre esperança. “E mando toda a minha fé, o meu amor e a minha energia positiva para os nossos primos libaneses”, disse ela na televisão.
Vanderléa, que tem origem libanesa e falou sobre isso, cantou acompanhada por coro “É preciso saber viver”. Claudia Leitte foi uma das últimas a se apresentar com a música de tom alegre “Amor Perfeito”, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Beirute, o que também foi feito com Lenine (foto acima), Fagner, Daniel e banda Melim. As vozes foram gravadas individualmente. As músicas tiveram arranjo do maestro Tim Rescala e foram mixadas junto aos instrumentos da orquestra libanesa, regida por Harout Fazlian. A cantora libanesa Jahida Wehbe fez várias inserções com a orquestra, inclusive com canções de compositores brasileiros.
Atores e atrizes, como Drica Moraes e Osmar Prado, entre outros, disseram versos do poeta libanês Gibran Khalil Gibran. “A beleza não está no rosto, a beleza é uma luz no coração”, disse a atriz Fernanda Montenegro, declamando Khalil. Outros participantes, como o cônsul do Líbano em Campinas e região, Miled Khoury, e o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marco Lucchesi, também deram seu recado de solidariedade aos libaneses. O cônsul geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejandro Bitar, abriu o programa e contou sobre como ele foi idealizado, além de anunciar a abertura da campanha de arrecadações.
A direção geral do programa foi de Maurício Valim e Marcelo Amiky. Os artistas não cobraram pela participação. Também houve apoio da Liga Libanesa e da Federação das Entidades Libanês-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro.
Para doar:
Banco Santander – 033
Agência: 3681
CC: 13003341-5
CNPJ: 62.659.784/0001-11
Câmara de Comércio Árabe Brasileira