Brasília – Empresas brasileiras que participaram, na semana passada, do Salão Internacional da Alimentação (Sial), em Paris, voltaram satisfeitas com o interesse externo pelos produtos nacionais. A afirmação foi feita ontem (28) pelo diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Borges.
Ele disse que, apesar da crise financeira internacional, o desempenho do Brasil no Sial foi melhor que a expectativa: “Percebemos grande interesse pelos produtos das empresas brasileiras que investem em qualidade, em inovação tecnológica e conseguem entregar efetivamente o produto nas especificações que os diversos mercados demandam.”
Coordenadas pela Apex-Brasil, as 110 empresas brasileiras que foram ao Sial, realizado entre os dias 19 e 23, fizeram cerca de 4 mil contatos com importadores e distribuidores de mais de 100 países. Os exportadores nacionais mostraram produtos como carnes, lácteos, frutas, doces e vinhos, e geraram negócios da ordem de US$ 600 milhões, incluindo entregas para os próximos 12 meses.
O coordenador da Apex-Brasil, Juarez Leal, acrescentou que a participação no Sial “consolida a presença do Brasil no mercado internacional e sensibiliza os grandes importadores para a diversidade de produtos que o país oferece ao mundo, ao mesmo tempo em que amplia as oportunidades de contatos para empresas brasileiras”. Também ajuda a consolidar a imagem de “fornecedor confiável” de alimentos e bebidas, reforçou o diretor de Gestão, Ricardo Schaefer.
Além dos estandes de exposição para os produtos brasileiros em cinco dos oito pavilhões do Sial, a feira contou com uma atração a mais: o Espaço Gourmet. Nele, os visitantes podiam degustar produtos brasileiros e pratos especiais preparados pelo chefe de cozinha francês Laurent Suadeau, radicado no Brasil.